Fernando Pereira falou primeiro sobre a sua preparação para a prova. “Eu venho me preparando de correr do ano todo na prova, mas e lógico na hora que chega faltando um mês para São Silvestre tem uma preparação mas específica para prova”.
Já Maria do Carmo se prepara com treinos específicos passados pelo técnico Robson Mian. “Mas estou me preparando principalmente o emocional, porque não acredito até agora que vou sair na elite C, agradeço primeiro à Deus, depois ao Robson e a Luciana coordenadora do SESI, que me deu a maior força para eu participar do circuito SESI, do qual eu ganhei a inscrição”, disse a atleta.
Para Fernando além de ser a mais importantes e tradicional prova, o corredor quer ficar mais bem colocado na prova para ser mais conhecido no país. “Eu me sinto,que cada ano eu venho me evoluindo nos meus treinos cada dia. E eu pretendo dar meu melhor na prova ,e que eu consigo chegar nos meus objetivo neste ano de 2009”.
“Sinto que tenho uma responsabilidade enorme, porque nunca imaginei que um dia eu conseguisse correr a São Silvestre, e muito menos no pelotão de elite. Meu objetivo é conseguir manter um bom ritmo até o fim”, disse Maria do Carmo.
Ambos os atletas já participaram da prova. “Já participei uma vez. No ano passado, mas sem inscrição. Não foi legal, pois fiquei bastante nervosa, porque temia que me tirassem da prova por não estar inscrita”, contou Maria do Carmo. “Este ano acredito que seja a Brigadeiro, porque no ano passado eu achei o menos complicado, pois nos outros trechos eu não conseguia correr por causa da multidão e dos que vão pra comemorar e não para correr”.
Para Fernando Pereira o ano foi bom, mas pode terminar melhor. “Para mim o ano foi bom, mas vai ficar melhor ainda depois que eu correr são silvestre, porque este ano eu ganhei corrida do Barão de Jundiay e fiquei segundo da corrida do Wet' n Wild e ficando terceiro no ranking do Circuito das Praias.
Também Maria do Carmo teve um grande ano. “Acho que foi excelente, pois conquistamos vários títulos, mas só conseguimos esses títulos por causa da ajuda principalmente de Deus e dos apoios da Prefeitura de Jundiaí, da Ideal Vida e Saúde, Ong Esporte, Qualidade de Vida e Inclusão Social, da NUTRY MAX, e eu que também tive a ajuda do SESI”.
Agora Maria do Carmo tem um objetivo muito particular para conquistar em 2010: um emprego. “Arrumar um bom emprego, pois estou desempregada, para poder continuar treinando, porque melhor do que ganhar troféus é ganhar saúde , disposição e qualidade de vida”, disse. Para Fernando seu objetivo em 2010 é melhorar seus tempos nas provas conforme trabalho diário.