Mostrando postagens com marcador Futsal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Futsal. Mostrar todas as postagens

Futsal de Jundiaí precisa se refundar para evitar decepções com as crianças

Este é um texto informativo e também de opinião. Nos últimos 45 dias, eu, Thiago Batista, ouvi de gente ligada ao futsal reclamações sobre a estrutura da modalidade em Jundiaí e sobre a perda de importância que o futsal teve na nossa cidade. Nem esperava que o ápice chegasse neste domingo. Porém chegou, e a gente sentiu diante dos nossos próprios olho, ao ver ao vivo a decepção de crianças que não puderam exibir em quadra seu grande talento, porque simplesmente uma rodada que havia sido programada foi cancelada, devido a falhas na organização.

PUBLICIDADE

Neste domingo, três jogos da Copa Garotão haviam sido programados. E teriam transmissão nossa, do Esporte Paulista, no YouTube. Teríamos Borgo Mozzano x Chute Inicial pela final do sub-10, a semifinal do sub-9 e V10 Soccer x Itupeva pela final do sub-13.

Porém, chegando ao Bolão, por volta das 9h, já estava rolando futsal na quadra interna – mas de adultos. A informação que nos chegou era de um torneio de fim de ano, marcado pela própria Liga. Eram quatro times jogando. E depois ainda ocorreria a decisão de 3º lugar da Liga Sorocabana de vôlei, entre Time Jundiaí x Itapevi (começaria às 11h30).

Vendo o celular, chegou a informação de que a rodada havia sido cancelada por volta das 7h, 7h30 da manhã, pois os jogos da Copa Garotão precisaram ser cancelados justamente por outros eventos estarem programados para o Bolão.

Só que o inevitável aconteceu. Nem todos conseguiram ficar sabendo do cancelamento, por já estarem no caminho, como foi o nosso caso e também o de crianças que iriam jogar.

Presenciamos a frustração de duas crianças que não iriam jogar neste domingo. Uma delas até perguntou ao pai: “Pai, mas por que cancelou a rodada?”. E o pai procurava encontrar alguma resposta para dizer ao filho, sem frustrar ainda mais a criança, que tinha apenas uma vontade neste domingo: jogar bola, mostrar seus talentos, “rabiscar”, “cortar para dentro”, fazer gol.

O que ocorreu neste domingo com a Copa Garotão não pode se repetir. Não deve mais acontecer. Porém esse é apenas um capítulo do que acontece com o futsal da cidade.

Jundiaí é uma das grandes forças do futsal. Não é à toa: é o grande campeão da Taça Piratininga de futsal, torneio que reúne seleções formadas pelas Ligas do interior.

Só que parece que essa força não existe mais na cidade. E um dos motivos é o “ego”. Isso pode estar destruindo o futsal da cidade.

Este é o momento para que ocorra união no futsal de Jundiaí. De se buscar um caminho único. E não cada um tentar seguir o seu caminho, mas com desorganização, em que somente um lado perde: o futsal de Jundiaí.

O reflexo está chegando no futsal de alto nível de Jundiaí, que atualmente não tem nenhuma equipe disputando torneios da Federação Paulista entre o sub-10 e o sub-20. Quando comecei na carreira como jornalista, havia até quatro clubes jogando, nas mais diversas séries, os torneios de base da FPFS (Clube São João, Esportiva, Nacional e Show Ball). Hoje, há apenas o Metalúrgicos, nas famosas categorias “chupetinha” e “mamadeira” (sub-7 a sub-9), e muito graças a disposição interminável de José Carlos Maia. Do sub-10 até o sub-20 não temos nenhuma equipe.

O campeonato local, de duração anual, tinha entre 10 e 12 equipes por ano em cada categoria. A Copa Garotão, tradicional, passava dos 40 times, com equipes de escolas participando.

Eu já ouvi de gente importante do futsal, que se não ocorrem mudanças no futsal de Jundiaí, não volta a colocar time para disputar competições na cidade. Para justamente não se frustrar.

O que era um orgulho para a cidade – uma seleção da Liga ou equipe adulta da cidade, que sempre brigava pelo título da Copa TV Aliança e depois da Copa TV Tem, e sempre lutava por medalha em Jogos Regionais e Abertos – hoje é apenas retrato de museu. Pois, dentro de quadra, não há uma seleção ou equipe adulta representando o nome de Jundiaí pelo estado de São Paulo.

Até os árbitros estão reclamando e clamando por socorro no futsal de Jundiaí. Eles, que tinham muitos eventos para apitar, fazer uma renda extra e mostrar que a cidade também tem bons árbitros no futsal, hoje ficam torcendo para que seus nomes apareçam na escala da Liga. Em eventos da Federação, mal aparecem – reflexos dos problemas que o futsal da cidade enfrenta.

Um tempo atrás, ouvi de um dos apitadores, que precisou fazer eventos na Liga de Valinhos, para não “perder a forma” de apitar, pois ficou bom tempo sem escala na cidade.

É um momento para que o futsal de Jundiaí faça uma reflexão. Se preciso, que se faça uma pequena pausa. Reunir todo mundo. Aparar as arestas. Acabar com os “egos”. Ter apenas um caminho, uma organização. Não procurar um salvador, um herói adulto.

O futsal de Jundiaí precisa revelar novos heróis. Porém, não com a caneta na mão, assinando papel. E sim heróis jovens, no plural. Heróis jovens que anotem gols de títulos. Crianças de 10, 11, 12, 13 anos. Que apliquem “canetas” sobre seus rivais para marcar verdadeiros golaços.

Pois, se o futsal de Jundiaí continuar no status em que está, daqui a pouco não terá nem caneta para assinar papel e muito menos veremos uma “caneta” de um jovem de 10 anos em uma quadra da cidade.

Ainda é tempo de corrigir – e bem – a rota. Não ir até a linha de fundo para fazer gol contra, e sim gols a favor do futsal de Jundiaí.


PS: Estamos abertos para ouvir todos sobre o futsal de Jundiaí, sugerir melhorias. Pois queremos o futsal de Jundiaí sempre grande. A gente quer narrar muitos gols, pois ainda dentro de quadra, temos jogos de bom nível, como presenciamos nas transmissões de sábado no nosso canal no Youtube, como Borgo Mozzano 4x7 CTA Team Jhones no sub-11, Borgo Mozzano 2x7 Vital Futsal no sub-15 e BDN Itupeva 2x0 Águia pelo sub-15. Tem muita gente talentosa nestas seis equipes.

Leia Mais ►

Futsal: Após vencer Ponte, sub-16 do Time Jundiaí derrota Bugre e vai às 4ªs

O futsal masculino sub-16 do Time Jundiaí pode se dizer que em novembro é o vencedor do Derby Campineiro do futsal sub-16. Após derrotar a Ponte Preta (ok, é o time da unidade da escolinha de Hortolândia, mas na camisa estava o escudo da Ponte de Campinas), o time de Eduardo Mendes venceu o Guarani na última sexta-feira, na terra do adversário, para se classificar às quartas de final da Copa Campinas de futsal masculino.

PUBLICIDADE

Após ganhar de 10 a 1 da Ponte Preta, em casa, na última rodada na fase de classificação, o sub-16 do Time Jundiaí entrou em quadra na sexta-feira pelas oitavas de final, no Rogê Ferreira, em Campinas, contra o Guarani.

E após sair atrás na metade do primeiro tempo, com gol de Ruan Gabriel, o Time Jundiaí aproveitou a expulsão do mesmo Ruan, por segundo amarelo, aos 8min, para no lance seguinte empatar o jogo com Matheus Alexandre. A virada veio no segundo tempo, com gols de Matheus Alexandre e Léo Medeiros.

Nas quartas de final, o Time Jundiaí fará um clássico local. Será contra o Se Liga no Passe, time de Jundiaí, que está invicto na competição até o momento e se classificou diretamente para às quartas de final.

Porém o confronto será em quadra neutra: será no Rogê Ferreira, como todos os confrontos das quartas de final, no próximo sábado, às 14h.

No sub-14, o Time Jundiaí se classificou diretamente para às quartas de final e já conhece seu adversário: será o Timão de Sumaré, em jogo único, a ser disputado no dia 3 de dezembro, às 21h45, também no Rogê Ferreira.

Nesta categoria, uma segunda equipe de Jundiaí pode estar presente: nesta quarta-feira, o Borgo Mozzano, encara o Canarinho de Hortolândia, no Rogê Ferreira, a partir das 20h45.

Demais categorias - Na categoria livre feminina, Itupeva caiu nas quartas de final ao perder de Bragança Paulista por 3 a 1, na sexta-feira, em Campinas.

No sub-12 masculino, o Se Liga no Passe joga no sábado, pelas oitavas de final, em Campinas, contra o Amigos de Mogi Guaçu, a partir das 15h. Na mesma categoria, o CTA Team Jones, enfrenta o Academia de Campinas B, no dia 1º de dezembro, às 21h, no Rogê Ferreira.

No domingo, em Campinas, a partir das 8h, o SBRI de Itupeva enfrenta Artur Nogueira, pelas quartas de final do sub-18 masculino.

E na segunda-feira, dia 24 de novembro, às 21h, Itupeva encara Santa Barbará D’ Oeste, pelo sub-21 masculino.

Leia Mais ►

Semana decisiva para o Time Jundiaí com playoffs em três modalidades

O Time Jundiaí vive uma semana de decisões importantes em diferentes modalidades. A maratona de playoffs começa nesta sexta-feira e se estende até a próxima quinta, com partidas de basquete, vôlei e handebol em várias cidades do estado. O futsal ainda terá partidas de fase de classificação, porém com cara de playoff.

PUBLICIDADE

A sexta-feira será intensa, com quatro confrontos decisivos. No handebol feminino juvenil, o Time Jundiaí encara Taubaté pelo jogo de ida da semifinal do Super Paulistão, às 17h30, em Taubaté. No vôlei, duas equipes também entram em quadra: o sub-14 feminino abre a série das quartas de final da Série Bronze contra Guarulhos, às 19h, no ginásio do centro esportivo Antônio de Lima, enquanto o sub-17 masculino enfrenta São Bernardo, fora de casa, às 19h, no primeiro duelo da semifinal da mesma divisão.

Ainda na sexta, o futsal disputa rodada dupla da Copa Campinas no ginásio do centro esportivo Romão de Souza. A jornada começa às 19h45, quando o sub-14 joga contra a Academia de Talentos, e na sequência o sub-16 encara a Ponte Preta/Hortolândia em busca da classificação à fase final.

No sábado, o basquete feminino sub-15 enfrenta Casa Branca em Votorantim em jogo único da semifinal da ARB. O jogo ocorre fora de casa, às 10h30. No mesmo dia, o vôlei masculino adulto busca a vitória por qualquer placar tenta forçar o Golden Set contra Taquarituba pela semifinal da Liga Sorocabana, às 11h30, no Bolão. 

À tarde, a partir das 17h, o sub-19 de vôlei feminino vai a Vinhedo encarar a Adelbras, pelo jogo 2 da semifinal da Série Bronze, em vantagem na série após vencer o primeiro confronto.

O domingo também terá bola laranja em quadra: o basquete masculino sub-13 enfrenta o Gran São João, em Limeira, em jogo único pela Série Prata da ARB, às 10h. 

Já na terça, o vôlei feminino sub-15 tenta confirmar vaga nas semifinais do Estadual diante do Mapa, em Rio Claro – a partir das 18h, e o vôlei masculino sub-17 recebe o São Bernardo no Bolão, no segundo jogo da série semifinal – a partir das 19h.

A semana de decisões se encerra na quarta e quinta. Na quarta, o basquete masculino sub-16 encara a Associação Mocoquense, fora de casa, às 18h30, pelas semifinais da Série Ouro, enquanto o vôlei masculino sub-17 pode disputar um eventual jogo 3 no Dal Santo, em Jundiaí (19h). 

No encerramento da sequência, na quinta-feira, o handebol feminino juvenil volta à quadra no Anexo do Bolão, às 17h30, para o jogo de volta contra Taubaté, que definirá o finalista do Super Paulistão.

Será uma verdadeira maratona esportiva para o Time Jundiaí, que coloca em quadra o talento de suas equipes e busca avançar em todas as frentes dos campeonatos estaduais e regionais.


AGENDA DE JOGOS DECISIVOS DO TIME JUNDIAÍ

SEXTA-FEIRA (7/11)

🤾‍♀️ Handebol feminino juvenil – Super Paulistão – semifinal (ida): 17h30, Taubaté x Time Jundiaí, em Taubaté


🏐 Vôlei feminino sub-14 – Estadual Série Bronze – quartas de final (jogo 1): 19h, Time Jundiaí x Guarulhos, no Antônio de Lima, Agapeama


🏐 Vôlei masculino sub-17 – Estadual Série Bronze – semifinal (jogo 1): 19h, São Bernardo x Time Jundiaí, no Baetão, São Bernardo


⚽ Futsal masculino – Copa Campinas – fase de classificação: 19h45: Time Jundiaí x Academia de Talentos (sub-14), no Romão de Souza, Colônia


⚽ Futsal masculino – Copa Campinas – fase de classificação: 20h30: Time Jundiaí x Ponte Preta/Hortolândia (sub-16), no Romão de Souza, Colônia


SÁBADO (8/11)

🏀 Basquete feminino sub-15 – ARB – semifinal (jogo único): 10h30, Time Jundiaí x Casa Branca, em Votorantim


🏐 Vôlei masculino adulto – Liga Sorocabana – semifinal (volta): 11h30, Time Jundiaí x Taquarituba, no Bolão


🏐 Vôlei feminino sub-19 – Estadual Série Bronze – semifinal (jogo 2): 17h, Vinhedo x Time Jundiaí, em Vinhedo


DOMINGO (9/11)

🏀 Basquete masculino sub-13 – ARB Série Prata – semifinal (jogo único): 10h, Time Jundiaí x Gran São João, em Limeira


TERÇA (11/11)

🏐 Vôlei feminino sub-15 – Estadual 1ª Divisão – quartas de final (jogo 2): 18h, Mapa x Time Jundiaí, em Rio Claro


🏐 Vôlei masculino sub-17 – Estadual Série Bronze – semifinal (jogo 2): 19h, Time Jundiaí x São Bernardo, no Bolão


QUARTA (12/11)

🏀 Basquete masculino sub-16 – ARB Série Ouro – semifinal: 18h30, Mocoquense x Time Jundiaí, em Mococa.


🏐 Vôlei masculino sub-17 – Estadual Série Bronze – semifinal (jogo 3, se necessário): 19h, Time Jundiaí x São Bernardo, no Dal Santo, Vila Rami.


QUINTA (13/11)

🤾‍♀️ Handebol feminino juvenil – Super Paulistão – semifinal (volta): 17h30, Time Jundiaí x Taubaté, no Anexo Bolão

Leia Mais ►

De virada, BM Burck conquista o título da 5ª Copa Louveira de futsal

Na última sexta, a 5ª Copa Louveira de futsal chegou ao fim com uma final emocionante. A decisão, disputada entre BM Burck e Mineiros Mamonas, marcou o encerramento da competição com jogadas de alto nível e reuniu torcedores, atletas e familiares em um ambiente de muita vibração e espírito esportivo.

PUBLICIDADE

A equipe BM Burck sagrou-se campeã após uma virada histórica. O time começou ganhando por 1x0 no placar, o Mineiros Mamonas virou para 4x1, mas o BM Burck reagiu e venceu por 8 a 4, garantindo o 1º lugar na edição 2025, enquanto o Mineiros Mamonas ficou com o vice-campeonato. 

Além do troféu de campeão, o BM Burck também teve o goleiro menos vazado e o artilheiro da competição:

  • Goleiro Menos Vazado: Kleber (BM Burck), sofreu apenas 6 gols
  • Artilheiro: Washington “Popó”  (BM Burck), com 6 gols marcados 

Leia Mais ►

Futsal do Time Jundiaí conquista vaga antecipada na Copa Campinas no sub-14

A categoria sub-14 de futsal masculino do Time Jundiaí conquistou neste final de semana a sua classificação para a próxima fase da Copa Campinas. A equipe irá disputar os playoffs da competição organizada pela Liga Campineira. Quem está próximo da classificação é o sub-16, que precisa de apenas um empate, em casa, para assegurar a vaga.

PUBLICIDADE

O sub-14, com 8pts, pelo menos assegurou o 6º lugar do grupo B, pois não pode mais ser ultrapassado por Piracaia (4pts) e Ponte Preta (2pts). Os dois rivais somente têm mais um jogo por disputar na 1ª fase, enquanto o Time Jundiaí terá ainda duas partidas: enfrenta o Borgo Mozzano, na quinta-feira, às 20h30, no ginásio do Uirapuru e na sexta-feira, recebe o Atlético Clube de Campinas, no Romão de Souza, às 19h45 – jogo com transmissão do Esporte Paulista em seu canal no Youtube. 

Caso vença as duas partidas, o Time Jundiaí termina a primeira fase na segunda colocação da chave, indo diretamente às quartas de final (do 3º ao 6º joga o playoff de oitavas de final).

O sub-16, com 5pts, e está em 6º lugar, e encara a Ponte Preta de Hortolândia, na sexta-feira, no Romão de Souza, a partir das 20h30, em jogo que também será transmitido pelo Esporte Paulista em seu canal no Youtube.  A Macaca tem 0pt, e somente joga mais duas vezes nesta fase. 

Com isso, no confronto da sexta-feira, o Time Jundiaí se empatar a partida conquista a sua classificação às oitavas de final. A equipe tem chance de terminar a fase em 4º lugar, o que lhe daria o mando de campo na partida única de oitavas.

Leia Mais ►

Futsal sub-16 de Jundiaí domina final do inicio ao fim e leva título regional

Os garotos do sub-16 de Jundiaí, representados pelo Time Jundiaí, estiveram com gana do início ao fim nesta terça-feira. Gana de vencer, de terem um título, mesmo que apenas simbólico, em seus currículos. O Romão de Souza foi o palco de uma grande exibição da garotada e viu Jundiaí vencer São João da Boa Vista por 6 a 3, e levar a região de Campinas da Copa Estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

Com a conquista, o futsal de Jundiaí será um dos 16 times na fase final estadual, que será em Serrana, na segunda quinzena de novembro. Além de Jundiaí, uma das equipes classificadas é Jales, que venceu a disputa na sua região.

O craque do jogo, literalmente, mereceu o prêmio. Foi Nathan, autor de quatro gols. Em cinco minutos, ele marcou os três primeiros gols. 

Os garotos comandados por Eduardo Mendes foram perfeitos à risca para seguir o modelo que o treinador gostaria, e com a marcação pressão ainda chegou ao 4 a 0 com gol de Riquelme.

Nem mesmo o gol de Marcelo, para Boa Vista, tirou a vontade dos atletas jundiaienses de vencerem o jogo. 

O primeiro tempo terminou 4 a 1, mas o placar se movimentou para 6 a 1 no começo da etapa final, com gols de Ruan e mais um de Nathan, em cobrança de falta em dois lances.

A expulsão de Samuel, logo após o 6 a 1, não tirou a concentração de Jundiaí. O que poderia tirar foi o goleiro-linha do time adversário, que encaixou dois gols com Rafael.

Porém inteligentemente Eduardo Mendes pediu tempo, acalmou seu time e os garotos de Jundiaí conseguiram ter mais a posse de bola, voltou a marcar forte e garantiu a vitória por três gols e o título regional.

Leia Mais ►

Globo demite comentarista com mais de 25 anos de trabalhos no Sportv

Marcelo Rodrigues, um dos principais comentaristas do futsal brasileiro na tv brasileira, não faz mais parte do Grupo Globo. O anúncio foi feito pelo próprio nas redes sociais. Ele trabalhou mais de 25 anos no Grupo Globo, especialmente no Sportv.

PUBLICIDADE

A demissão de Marcelo ocorre porque este ano e no próximo ano o grupo Globo não conseguiu os direitos de transmissão da Liga Nacional de Futsal – que eram para garantir 40 jogos nos canais SporTV. 

“Na última quinta-feira, eu fui comunicado pela direção do grupo Globo que eu não faço mais parte do quadro de funcionários da TV. Isso se deu em virtude, desse ano, o esporte da Globo não ter fechado com a Liga Nacional de Fustal e também para o ano que vem. Então é muito difícil para uma emissora manter um funcionário com 27 anos, 1 mês e 17 dias no quadro da TV”, declarou.

Este ano o Grupo Globo somente tem garantido os jogos da seleção brasileira de futsal feminina e masculina. Os direitos da Liga Nacional de Futsal estão com BandSports na tv fechada. O Campeonato Brasileiro de futsal da CBFS está sendo transmitido por canais de Youtube apenas.

Leia Mais ►

Copa Garotão de futsal já supera 100 gols em duas rodadas

A Copa Garotão de futsal começou com tudo e já ultrapassou a marca dos 100 gols em apenas duas rodadas em Jundiaí. 

PUBLICIDADE

No total, as categorias sub-7, sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 somam 109 gols, mostrando o poder ofensivo das equipes participantes.

O placar mais elástico até agora foi no sub-7, com o Chute Inicial (Itu) goleando o Borgo A. Mozzano FC por 9 a 0. 

No sub-8, o equilíbrio marcou os dois duelos, ambos empatados — 2 a 2 entre Itupeva e Chute Inicial e 3 a 3 entre Borgo e Chute Inicial. 

Já no sub-9, destaque para o Chute Inicial, que venceu duas vezes e marcou nove gols em dois jogos.

No sub-10, Itupeva venceu o Borgo Mozzano por 4 a 1, mas a maior vitória foi do Chute Inicial, que aplicou 7 a 2 sobre o Borgo. 

O sub-11 é a categoria com mais gols até agora: 30 em quatro jogos, incluindo a goleada de 9 a 1 do Chute Inicial sobre o Real Jardim e o 7 a 1 do Borgo sobre o Vital Futsal. 

Nos mais velhos, Itupeva goleou por 8 a 0 no sub-13, e o Vital Futsal lidera o sub-15 e o sub-17 com vitórias consecutivas.

Com números expressivos e jogos movimentados, a expectativa é de que a marca de 200 gols seja atingida antes do fim da primeira fase, mantendo o torneio como um dos mais animados do futsal regional.


Copa Garotão de futsal – resultados das duas primeiras rodadas

Sub-7

Borgo Mozzano 0×9 Chute Inicial (Itu)


Sub-8

Itupeva 2×2 Chute Inicial (Itu)

Borgo Mozzano 3×3 Chute Inicial (Itu)


Sub-9

Titan (Francisco Morato) 0×4 Chute Inicial (Itu)

Borgo Mozzano 5×0 Real Jardim

Borgo Mozzano 0×2 Titan JR (Francisco Morato)

Passa Bola (Francisco Morato) 1×5 Chute Inicial (Itu)


Sub-10

Itupeva 4×1 Borgo Mozzano

Borgo Mozzano 2×7 Chute Inicial (Itu)


Sub-11

Borgo Mozzano 7×1 Vital Futsal

Chute Inicial (Itu) 9×1 Real Jardim

Chute Inicial (Itu) 1×5 Borgo Mozzano

Passa Bola (Francisco Morato) 0×6 Vital Futsal


Sub-13

Itupeva 8×0 Vital Futsal

Projeto Juventude 3×1 Chute Inicial (Itu)


Sub-15

O Legado 0×4 Vital Futsal

O Legado 0×2 Projeto Juventude


Sub-17

SBRI / Santa Cruz 3×1 Barlônia

Barlônia 3×4 Vital Futsal

Leia Mais ►

Futsal: Equipes de Jundiaí tem vitórias e jogos decisivos pela frente

A Copa Campinas de Futsal teve uma semana agitada para as equipes de Jundiaí e região, com equipes da região entrando em quadra. Porém o fim de semana será de jogos para equipes de Jundiaí e vizinhança pela Liga Paulista.

PUBLICIDADE

Na Copa Campinas, no feminino adulto, na segunda-feira, em casa, Itupeva empatou por 3 a 3 com Bragança, somando seu primeiro ponto no Grupo A. 

No masculino, destaque para o sub-16 do Se Liga no Passe, que venceu Piracaia por 5 a 2 no Romão de Souza, na sexta-feira, e garantiu três pontos importantes. 

No Sub-12, a equipe do Se Liga no Passe acabou derrotada pelo Piracaia Futsal por 4 a 1, acumulando duas derrotas no Grupo C.

Já no sub-16, o Time Jundiaí foi superado por Itupeva por 3 a 2, em Itupeva mas ainda tem chances de reação na chave, com novo confronto marcado para este sábado, às 10h, em Piracaia.

Pelo Sub-14, o Time Jundiaí entra em quadra nesta sexta-feira, às 20h, no Ginásio Romão de Souza, para enfrentar o CT Timão Sumaré.

Além da Copa Campinas, o futsal de Jundiaí também tem compromissos pela Liga Paulista. No próximo sábado, o Juventus Jundiaí enfrenta o Francisco Morato Futsal no Ginásio EMEC, com jogos a partir das 14h para as categorias Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17 masculinas. 

No mesmo dia, às 18h, o Nenezão, em Campo Limpo Paulista, recebe a equipe feminina Sub-17 de Campo Limpo encara Barro Branco para mais uma rodada da competição.

Leia Mais ►

Futsal tem empate do Time Jundiaí no sub-14 e êxito do Juventus no sub-13

O futsal de Jundiaí e região teve uma semana cheia de emoções, com jogos pela Copa Campinas e pela Liga Paulista. O Time Jundiaí, Se Liga no Passe, o Juventus de Jundiaí, Itupeva e o Campo Limpo Paulista estão atuando nas competições.

PUBLICIDADE

Na Copa Campinas, o sub-14 masculino do Time Jundiaí empatou em 5 a 5 com o AD Aliança, em Jaguariúna, na sexta-feira. João Paulo Santos da Silva foi o nome do jogo, marcando quatro gols, enquanto Luigi Zilio completou o placar. Foi o segundo empate do time, que já havia ficado no 3 a 3 contra a Ponte Preta/Hortolândia na estreia. 

No sub-21 masculino, na semana passda, a equipe de Itupeva sofreu sua primeira derrota na competição, caindo por 4 a 1 diante do LA 12 FC, em Campinas, após vencer os dois jogos anteriores.

Já pela Liga Paulista, o Juventus de Jundiaí recebeu o Prudente no ginásio Mário Milani. No sub-17, derrota por 6 a 2, a terceira consecutiva no torneio. No sub-15, revés apertado por 3 a 2, o primeiro depois de dois empates. 

O destaque ficou por conta do sub-13, que venceu por 1 a 0, com gol de Henrique Marquesini, resultado que colocou o time na liderança do grupo D com quatro pontos. 

No sub-11, o Juventus ficou no 2 a 2, gols de Fillipe Silva e Theo Rondini, somando seu segundo empate.

O futsal da região ainda terá compromissos importantes. Pela Copa Campinas, nesta sexta-feira, no Romão de Souza, a partir das 19h30, o Se Liga no Passe enfrenta Piracaia pelas categorias sub-12 e sub-16. 

Já na segunda-feira, em Itupeva, o time da casa encara o Time Jundiaí no sub-16 masculino e Bragança no livre feminino, no Dorival Raymundo, a partir das 19h30. 

Pela Liga Paulista, o Juventus volta a jogar no dia 20 de setembro, contra Francisco Morato, fora de casa, enquanto o Campo Limpo Paulista entra em quadra no dia 7, diante do Desportivo Mogiano, em Mogi das Cruzes, pelo sub-17 feminino.

Leia Mais ►

Várzea Paulista abre inscrições para aulas de handebol feminino e futsal

A Prefeitura de Várzea Paulista está com inscrições abertas para dois projetos esportivos gratuitos voltados à iniciação esportiva de crianças e adolescentes: aulas de handebol feminino e novas turmas de futsal. Ambos são promovidos pela Unidade Gestora de Esporte e Lazer da cidade e têm vagas limitadas.

PUBLICIDADE

O projeto de handebol é destinado exclusivamente a meninas nascidas em 2014 e 2015. As aulas serão realizadas no Ginásio do Jardim Promeca – Jordão Dias Fernandes, sempre às segundas e sextas-feiras, das 14h às 16h. 

O objetivo é promover o desenvolvimento físico e social das participantes por meio da prática esportiva.    

PUBLICIDADE

Já as turmas de futsal são voltadas para crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos, com aulas no Ginásio da Vila Popular. São 45 vagas no total, com opções em diferentes horários:

» Segunda-feira, das 8h30 às 10h30 (8 a 13 anos)

» Segunda-feira, das 14h30 às 15h50 (10 a 12 anos)

» Quarta-feira, das 8h às 9h20 (8 a 13 anos)

» Quarta-feira, das 14h30 às 17h (8 a 13 anos)

PUBLICIDADE


As inscrições para ambas as modalidades devem ser feitas presencialmente na Unidade de Esporte, localizada na Avenida Ipiranga, nº 151, Centro. 

É necessário apresentar 1 foto 3×4 da criança, comprovante de residência, e cópia do RG da criança e do responsável (ou da mãe, no caso do futsal).

Leia Mais ►

Esportes de quadra do Time Jundiaí retomam aos jogos após ‘pausa de férias’

O mês de agosto marca a retomada das atividades das equipes de esportes coletivos de quadra do Time Jundiaí, após o recesso nas competições durante o mês de julho – uma ‘pausa de férias’. Atletas do basquete, vôlei, handebol e futsal voltam a disputar partidas por campeonatos estaduais e ligas regionais.

PUBLICIDADE

No basquete, o sub-18 masculino já voltou às quadras e venceu o Jandira por 62 a 48, na última sexta-feira, pelo Estadual da Federação. Nesta quarta-feira, o time encara o Pinheiros, em São Paulo, às 20h, pelo Estadual. No sábado, enfrenta o Pinda, às 11h, no ginásio Pedro Motta. 

As outras categorias de base do basquete também entram em ação em agosto: o sub-16 estreia na Série Ouro da ARB no dia 13, em casa, contra o Gran São João (1uh); o sub-15 joga nesta quinta-feira contra a Liga Sorocabana, fora de casa (16h30), e repete o duelo contra o Gran São João no dia 13 (18h). Já o sub-13 encara o Clube de Campo de Piracicaba no sábado, às 10h.

Entre as meninas do basquete, os times sub-13 e sub-15 voltam no dia 17, enfrentando o Cordeirópolis, fora de casa, pela fase de classificação da ARB, em rodada que começa às 10h.

PUBLICIDADE

O vôlei jundiaiense também retorna com força total. 

A retomada começa já nesta quarta-feira, com o sub-15 masculino recebendo o Campinas, às 18h, no ginásio do Dal Santo, em partida válida pelo Estadual. 

Ainda nesta semana, o sub-17 feminino entra em quadra na sexta-feira, às 18h, no Antônio de Lima, para enfrentar o São Bernardo, em jogo da Divisão Especial do Estadual. No mesmo horário, no ginásio do Dal Santo, o sub-19 masculino recebe o São Caetano, pelo Estadual.

O sábado será de viagem para a equipe sub-19 feminina, que vai até Santos encarar o Inter de Santos, às 11h, em mais um confronto pelo Estadual.

No dia 13 de agosto, o sub-14 feminino vai a Mauá enfrentar o time da casa, às 17h, também pelo Estadual. No dia seguinte, dois jogos movimentam a rodada jundiaiense - o sub-17 masculino enfrenta o tradicional Taubaté, às 19h, no Bolão, pelo Estadual, enquanto, às 18h, o sub-21 feminino estreia no Estadual contra o Pinheiros, no ginásio Antônio de Lima.

PUBLICIDADE

No dia 17 de agosto, o time juvenil masculino retorna na Liga Sorocabana de Vôlei enfrentando o Itapeva, fora de casa, às 11h30. A última categoria a jogar em agosto será o sub-15 feminino, que estreia no Estadual da 1ª divisão, no dia 19, contra São Caetano, às 18h, no Antônio de Lima.

O handebol já começou sua retomada com a equipe cadete masculina atuando no sábado, em Campo Limpo Paulista, onde foi superada pelo Guarani por 31 a 23. 

Na próxima semana, o juvenil e o cadete feminino enfrentam o São Paulo, no ginásio do Morumbis – o cadete joga na terça, dia 12, e o juvenil na quinta, dia 14, sempre a partir das 16h30. O infantil feminino joga no dia 19, em Jundiaí, contra o Centro Olímpico.

Fechando o retorno, o futsal estreia no dia 22 na Copa Metropolitana da Liga Campineira. As equipes sub-14 e sub-16 masculinas encaram a Ponte Preta de Hortolândia, fora de casa.

Com uma agenda intensa, o Time Jundiaí inicia agosto em ritmo forte, focado no desenvolvimento de seus atletas e na busca por bons resultados nas principais competições do segundo semestre.

Leia Mais ►

WO na final gera polêmica entre clube e organização dos Reis da Quadra. União Favela leva taça

A final do torneio “Reis da Quadra” de Itupeva terminou com polêmica neste sábado. A equipe Nova Monte Serrat não compareceu ao horário determinado para a decisão contra o União Favela e sofreu um WO (ausência sem justificativa válida), o que garantiu ao adversário o título da competição.

PUBLICIDADE

Inconformado com o desfecho, o Nova Monte Serrat publicou uma nota em suas redes sociais, acusando a Secretaria de Esportes de Itupeva e a organização do evento de falta de compromisso e falha na comunicação. Segundo o clube, o atraso na chegada dos atletas ocorreu por conta da ausência de informações claras sobre o horário da partida.

"Viemos por meio dessa nota mostrar nossa indignação com a Secretaria de Esportes por falta de compromisso em relação ao passar o horário pra nós. União Favela vocês são pequenos e não quiseram entrar num acordo. O que vcs merecem será no campo e na bola!!!", escreveu o perfil oficial do Nova Monte Serrat, em tom de revolta.    

PUBLICIDADE

O União Favela alega que o jogo começaria às 19h30 e pressionou a arbitragem para aplicar o regulamento, o que ocorreu de acordo com imagens da transmissão ‘Só Na Moral Podcast’ que transmitiu o apito da dupla de arbitragem confirmando que a partida não ocorreria.

Leia Mais ►

Futsal: Louveira terá torneio veterano e Itupeva terá duelo entre campeões

A região de Jundiaí terá uma agenda movimentada no futsal nos próximos dias, com dois torneios que prometem atrair atletas e torcedores. Louveira abre as inscrições para o 1º Campeonato de Futsal Veterano, voltado a jogadores com 40 anos ou mais, enquanto Itupeva terá o “Reis da Quadra 2025”, que reunirá os campeões e vices das divisões principais da modalidade.

PUBLICIDADE

O torneio veterano de Louveira está com inscrições abertas de 14 a 25 de julho, na Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. 

Com vagas limitadas a 10 equipes, a competição valoriza a categoria veterana e estimula a prática esportiva contínua. 

Para se inscrever, basta comparecer à sede da Secretaria, no Bairro do Capivari, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3878-0617.

Já o “Reis da Quadra” de Itupeva começa neste sábado com as semifinais. Às 19h30, o Nova FC (campeão da 2ª divisão) enfrenta o União Favela (vice da 1ª), e às 20h30, o Nova Monte Serrat (campeão da 1ª divisão) encara o Sbri/Santa Cruz (vice da 2ª). A final será no dia 2 de agosto.

Ambas as iniciativas fortalecem o calendário esportivo da cidade e mostram o empenho da região em oferecer competições de futsal.

Leia Mais ►

Empates e viradas marcam 5ª rodada do Amador de futsal de Cabreúva

A 5ª rodada do Campeonato Amador de futsal de Cabreúva foi recheada de emoção e mostrou que nenhuma equipe está disposta a facilitar para o adversário. Com jogos equilibrados, viradas emocionantes e uma goleada de encher os olhos, a rodada confirmou o alto nível da competição.

PUBLICIDADE

O duelo entre D.B e Os Primos terminou empatado em 3 a 3, refletindo o equilíbrio das equipes. Já o Tradição Futsal venceu de virada o Real Paulista por 3 a 2, enquanto o Sub Óbto superou o Cabreúva por 3 a 1. A goleada da rodada ficou por conta da Pedreira, que aplicou 6 a 2 no Ninguém Tá Puro.

Nos demais jogos, o Flamenguinho levou a melhor sobre o Borússia City por 3 a 2, e o Consagrados derrotou o Unidos do Nordeste por 4 a 3, em outro confronto de muitos gols.

PUBLICIDADE

A próxima rodada está marcada para a Arena Cabreúva, com três partidas na quinta-feira e outras três no sábado. 


RESULTADOS DA 5ª RODADA

D.B 3 x 3 Os Primos

Cabreúva 1 x 3 Sub Óbto

Tradição Futsal 3 x 2 Real Paulista

Ninguém Tá Puro 2 x 6 Pedreira

Flamenguinho 3 x 2 Borússia City

Consagrados 4 x 3 Unidos do Nordeste


PROGRAMAÇÃO DA 6ª RODADA – ARENA CABREÚVA

QUINTA-FEIRA – 10/07

19h – Unidos do Nordeste x Pinhal City

20h – Borússia City x Consagrados

21h – Pedreira x Flamenguinho


SÁBADO – 12/07

18h – Real Paulista x Cabreúva

19h – Sub Óbto x D.B

20h – Vitória x Tradição Futsal

Leia Mais ►

Nova Monte Serrat e Nova FC conquistam títulos do futsal de Itupeva

O Ginásio Dorival Raymundo foi palco de duas finais inesquecíveis que definiram os campeões das 1ª e 2ª Divisões do Campeonato de Futsal de Itupeva na última semana. Em ambas as decisões, emoção e talento deram o tom, com destaque para as vitórias de Nova Monte Serrat e Nova FC.

PUBLICIDADE

Na final da 1ª Divisão, disputada em clima de festa, Nova Monte Serrat e União Favela protagonizaram um duelo eletrizante. O tempo normal terminou empatado por 3 a 3, e a taça foi decidida nos pênaltis. Com mais precisão nas cobranças, o Nova Monte Serrat venceu por 4 a 3 e ficou com o título da elite do futsal itupevense.

Já pela 2ª Divisão, o Nova FC sagrou-se campeã de forma invicta ao derrotar o SBRI/Santa Cruz por 3 a 2, também no Ginásio Dorival Raymundo.

PUBLICIDADE

A equipe abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo e segurou a vantagem até o fim, apesar da reação do adversário na etapa complementar.

Além dos campeões, Nova FC, SBRI/Santa Cruz, Arsenal Itupeva e Borussia N.M.S. conquistaram o acesso à 1ª Divisão de 2026, coroando suas campanhas com a vaga na elite. 





Leia Mais ►

Itupeva é bicampeã da Copa Metropolitana sub-21 de futsal

A equipe sub-21 de futsal de Itupeva confirmou seu domínio regional ao conquistar, pelo segundo ano consecutivo, o título da Copa Metropolitana de Futsal. A vitória por 4 a 1 sobre o ACEF Artur Nogueira, na grande final disputada em Campinas, marcou o bicampeonato da equipe comandada pelo técnico Cláudio Siani.

PUBLICIDADE

Os gols itupevenses foram marcados por Joninha Miranda, Duh de Jesus e Kauê Coelho, que balançou as redes duas vezes e terminou a competição como artilheiro, com 16 gols. 

O goleiro Marcelinho Soares foi eleito o melhor em quadra, reforçando o protagonismo do elenco na decisão.

A conquista amplia a sequência vitoriosa de Itupeva, que venceu o torneio no sub-18 em 2023 e 2024, e agora no sub-21 em 2024 e 2025. 

Após uma fase de grupos irregular, com quatro derrotas e apenas duas vitórias, o time se superou nos mata-matas, eliminando o único invicto na semifinal e repetindo o triunfo sobre o mesmo rival da final do ano anterior.


Parceria no feminino

O time de futsal feminino sub-21 tem um novo reforço para os treinos: um novo uniforme. A entrega oficial aconteceu com um desfile simbólico no ginásio Dorival Raymundo, no fim de junho.

Os 24 kits foram disponibilizados em uma parceria da Prefeitura de Itupeva e uma academia.

Leia Mais ►

Semana esportiva de Jundiaí tem vitórias no vôlei e handebol

As equipes de base de Jundiaí viveram uma semana intensa de competições em diferentes modalidades, com destaque para o bom desempenho no vôlei e no handebol. No total, foram sete vitórias em dez partidas disputadas entre sábado e quinta-feira, com resultados positivos nas quadras, mas também com reveses importantes.

PUBLICIDADE

O fim de semana começou com revés no basquete sub-13 masculino. Jogando no ginásio Pedro Mota, o Time Jundiaí foi superado pelo Clube de Campo de Rio Claro por 86 a 37, em partida válida pela ARB.

Na terça-feira, as meninas do handebol infantil venceram Atibaia por 29 a 14, fora de casa, pelo Campeonato Paulista. No dia seguinte, quarta-feira, o vôlei trouxe emoções distintas: o time masculino sub-15 venceu o AJR por 3 sets a 2 no Dal Santo, enquanto a equipe feminina sub-19 foi superada por Louveira por 3 a 0 no Clube Rigesa, em Valinhos.

Na quinta-feira, o Time Jundiaí brilhou em três modalidades. Pela 1ª Copa Jundiaí de Handebol, no Anexo do Bolão, foram duas vitórias: 14 a 10 sobre o Gol de Mão e 20 a 19 sobre Tietê, conquistando o título do torneio. 

PUBLICIDADE

No vôlei feminino, o sub-17 venceu o Corinthians por 3 sets a 2 no Parque São Jorge, e o sub-14 bateu o Nakagawa também por 3 a 2, em Iperó.

A sexta-feira reservou um resultado amargo. Pela Copa Metropolitana de Futsal Masculino Sub-14, Jundiaí foi derrotado pelo CT Nando Grana por 5 a 2, no Roge Ferreira, e acabou eliminado nas quartas de final da competição.

O saldo geral mostra um bom momento das categorias de base jundiaienses, com grande destaque para o desempenho no handebol e no vôlei. 

Leia Mais ►

Atletas de Várzea Paulista e Itupeva brilham em competições no estado

O esporte das cidades da região de Jundiaí voltou a se destacar no cenário estadual neste fim de semana. Itupeva garantiu vaga na final Copa Metropolitana de futsal com uma goleada expressiva, enquanto Várzea Paulista conquistou nove medalhas na segunda etapa do Open Jiu-Jitsu São Paulo 2025, reforçando seu protagonismo nos esportes de combate.

PUBLICIDADE

Com autoridade e espírito de campeão, o sub-21 de futsal de Itupeva aplicou uma goleada por 9 a 3 sobre o Extrema Futsal no sábado e garantiu presença na final da Copa Metropolitana da Liga Campineira de Futsal. 

A vitória teve sabor ainda mais especial: o adversário estava invicto e já havia vencido os itupevenses na primeira fase da competição.

Dirigido por Cláudio Siani, o time itupevense foi letal em quadra. 

PUBLICIDADE

Destaques para Kauê Ferreira, autor de quatro gols, e Jonatas Miranda, que marcou três. Eduardo “Duh” de Jesus e Raykonne dos Santos completaram a contagem.

Atual campeão da Copa Metropolitana, Itupeva agora vai em busca do bicampeonato. A final está marcada para o dia 2 de julho, às 21h45, no Ginásio Rogê Ferreira, em Campinas, contra a equipe do ACEF Artur Nogueira, que passou pelo Red Bull Riviera nos pênaltis após empate em 6 a 6 no tempo regulamentar.

Enquanto isso, Várzea Paulista fez bonito no tatame. Atletas da cidade conquistaram nove medalhas na segunda etapa do Open Jiu-Jitsu 2025 São Paulo, disputado no Ginásio Sacadura Cabral, em Santo André.

Sob comando de Igor Belluci, 10 atletas representaram o município e nove subiram ao pódio, conquistando três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. O desempenho colocou Várzea Paulista na 34ª posição no ranking geral, entre aproximadamente 200 equipes.

PUBLICIDADE

“Estamos muito orgulhosos. O resultado mostra que Várzea Paulista é referência estadual no Jiu-Jitsu”, afirmou Belluci. 

O gestor de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio Pardal, também celebrou: “O Jiu-Jitsu é uma prova do quanto nosso esporte tem crescido. Seguimos trabalhando para ampliar isso em outras modalidades.”


Medalhistas de Várzea Paulista no Open:

  • Josué Arcanjo – Ouro (bicampeão da competição)
  • Giulia Clini – Ouro
  • Fernanda Dias Rosa – Ouro
  • Kauã Henrique de Souza – Prata
  • Caleb Emanuel – Prata
  • Moisés Noah – Bronze
  • Anna Alice Souza – Bronze
  • Thales Henrique Souza – Bronze
  • Igor Belluci – Bronze

Leia Mais ►

Sub-18 vence e está na semifinal da Copa Metropolitana de futsal

Itupeva vai disputar mais uma semifinal na Copa Metropolitana de futsal da Liga Campineira. Assim como a equipe sub-21, que já havia se classificado no final de semana, o time sub-18 também conquistou a vaga, ao vencer o ACEF Artur Nogueira por 5 a 2, na quarta-feira.

PUBLICIDADE

Com quatro gols de Kauê Ferreira e um de Arthur Piton, os itupevenses venceram a boa equipe adversária, que se classificou em primeiro no Grupo B e vinha com campanha de quatro vitórias e apenas uma derrota.

Agora, os comandados do técnico Claudio Siani voltam ao ginásio de esportes Rogê Ferreira, em Campinas, no dia 28, para enfrentar o Craque de Bola. A partida está marcada para as 18h.

Em caso de vitória, os itupevenses seguem para a final, marcada para o dia 5 de julho, com o vencedor da partida entre Pinhal Futsal e Colégio Raphael Di Santo.

Leia Mais ►