Copa SP: Paulistas tenta retomar hegemonia após 'final de forasteiros'

02/01/2012 - 11:50


Flamengo venceu a edição 2011 da Copinha
A Copa São Paulo de juniores será iniciada nesta terça-feira com a esperança do futebol paulista em retomar o controle. Em 42 edições, os clubes da casa venceram 24 edições, enquanto os representantes de todos os outros estados ganharam 18 vezes. No entanto, o Flamengo é o atual campeão.

O futebol paulista não esteve na final da Copa São Paulo em apenas quatro oportunidades. Por curiosidade, a última foi no ano passado, quando o Flamengo assegurou o troféu na final contra o Bahia.

Corinthians e São Paulo aparecem como as maiores esperanças entre os paulistas. O Timão é o maior campeão da história, com sete conquistas em 14 finais. Já o São Paulo faturou três vezes, mas vem com a promessa de uma preparação forte. Entre os times do interior do estado que já foram campeões, está o Paulista, campeão em 1997l. Já o Palmeiras entra no torneio mais uma vez com a esperança de acabar com o jejum. O time de Palestra Itália é o único grande do estado que nunca ganhou - perdeu a final duas vezes, em 1970 e 2003.

O maior jejum entre os grandes campeões da Copa São Paulo pertence ao Fluminense. Em seis decisões, o time das Laranjeiras ganhou em cinco oportunidades. Todavia, não levanta o troféu desde 1989.

A edição 2012 da Copa São Paulo terá 96 clubes, divididos inicialmente em 24 grupos. Na primeira fase, vão se classificar o vencedor de cada chave e os oito melhores segundos colocados. A abertura será nesta terça-feira, com dois jogos às 14 horas: Internacional contra o Confiança-SE, em Leme; e América-SP contra o Mirassol, em São José do Rio Preto. No mesmo dia, estão previstas as seguintes partidas: Lemense contra o Santo André, Ferroviária contra o Rondonópolis-MT e Palmeiras contra o Linhares.

Matéria e foto: Site Terra 

Matérias relacionadas