Em casa, basquete feminino de Itupeva conquista título da ARB - Esporte Paulista Em casa, basquete feminino de Itupeva conquista título da ARB

Em casa, basquete feminino de Itupeva conquista título da ARB

A equipe feminina adulta de basquete de Itupeva fechou 2014 com chave de ouro na noite da última terça-feira, 9, com o título do Campeonato da Associação Regional de basquete. Após ganhar com folga, longe de seus domínios, as meninas do basquete itupevenses venceram dentro de casa, no ginásio do Jardim Vitória, a equipe de Itapira, adiou a terceira partida da final e se sagraram campeãs do torneio de 2014.
Por ter feito uma campanha melhor na fase de classificação as itupevenses tinham duas chances de decidir o título em Itupeva, mas foi na cidade de Itapira, na última segunda-feira, 8, diante das donas da casa é que a equipe feminina de Itupeva ficou mais perto de levantar a taça.
Em um duelo equilibrado, as duas equipes empataram praticamente 3 primeiros 4º do jogo e no último as Itupevenses conseguiram abrir uma vantagem de 14 pontos no marcador e fecharam o placar em 63 a 49 e ficando a um passo de serem campeãs.
Assim como em Itapira a partida em Itupeva foi disputada desde o primeiro quarto, com as itupevenses tendo trabalho com as adversárias e só conseguindo liderar o marcador no final.  Com o decorrer do 1º tempo os erros e a tensão dos dois lados aumentavam e foi cada vez mais frequente em quadra chances desperdiçadas, excesso de faltas e reclamações com a arbitragem também. A primeira etapa a da segunda partida da decisão terminou empatada em 26 pontos.
Na volta do intervalo o jogo continuou pegado, com as duas equipes partindo mais para o garrafão, onde as pivôs Val e Jaisa foram fundamentais no jogo para Itupeva, ganhando a maioria dos rebotes tanto na defesa quanto no ataque.
Enquanto as meninas defendiam Itupeva dentro de quadra, quem não pode estar jogando sofria do lado de fora, como foi o caso do Secretário Municipal de esportes e Lazer, Juarez Pereira Gomes: “A gente sofre mesmo, é normal quando acompanhamos a luta delas para chegar até aqui, os sacrifícios feitos, você torce e sofre junto, independente do resultado todas as meninas, tanto de Itupeva quanto de Itapira, são vencedoras.”.
Impondo uma diferença de 10 pontos no placar no último 4º Itupeva sobrava em quadra enquanto Itapira enfrentava problemas para segurar a armadora principal itupevense, Fefeu, que com alguns lances individuais levantava a torcida presente em um bom número no ginásio (entre os torcedores estava o vice-prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Osmar Tozi). Foi questão de tempo até Itupeva fechar o placar em 59 a 49 e encerrar o play-off 2 a 0 ficando assim com o título.
“Os dois jogos foram muito parecidos e o que fez a diferença foi o nosso banco, nós tínhamos peças de reposição eu entravam em quadra e mantinha o mesmo rendimento. Isso é fruto de um trabalho que está sendo realizado há anos, pois algumas dessas meninas são do sub-21 que também foi campeão este ano e nos ajudaram muito a conquistar este resultado no adulto”, disse Maurício Gobi, técnico de Itupeva, após o termino da partida em que suas comandadas se sagraram campeãs.
Além do título, duas atletas de Itupeva foram premiadas, Sabrina (lateral) foi eleita a melhor jogadora do campeonato e Val a melhor pivô, além do comandante Mauricio Gobi que foi eleito o melhor técnico.
Outras categorias - Além do título com as meninas do adulto o técnico Mauricio Gobi dirigiu mais duas categorias campeãs na ARB: o sub-21 e o sub-15.  O sub-21, mais uma vez tendo uma jogadora de seu elenco como a melhor da Liga, Julia (pivô), além da melhor lateral, Sabrina (eleita a melhor atleta no adulto) e técnico (Maurício), as itupevenses dominaram a Liga desde o início da competição em março, até o final, novamente diante de Itapira vencendo mais uma vez os 2 duelos e tendo como destaque na última partida a armadora principal, Gabi, que foi a cestinha com 15 pontos, sendo campeãs invictas.
No sub-15, terminando a fase de classificação na 2ª colocação na fase de classificação as itupevenses fizeram 3 duelos muito disputados contra Valinhos na semifinal, perdendo o primeiro e vencendo os outros 2. Na final a equipe de Itupeva superou em 3 jogos a melhor equipe da liga até então, Itatiba, vencendo a primeira dentro de casa, perdendo a segunda fora e ganhando a partida decisiva. Assim como no adulto e no sub-21 Maurício foi eleito o melhor técnico da Liga, a armadora principal, Giovana Maria, jogadora e Amanda Gabriele pivô.

Site da Prefeitura de Itupeva

Postagens relacionadas