Uma inusitada modalidade de futebol, apelidada de new fut, foi criada por empresários que administram quadras de futebol em Curitiba (PR) para driblar a proibição de órgãos públicos sobre competições esportivas com contato físico.
As regras e as quadras foram adaptadas para evitar os riscos de contágio com o novo coronavírus. Mais do que com futsal, o novo esporte se parece com um pebolim humano.
Cada time conta com um goleiro e cinco jogadores na linha: três na zaga e dois no ataque. O jogador não pode sair de seu quadrante, o que elimina qualquer chance de dividida de bola e garante uma distância mínima de 1,5 metro.
Para tornar o jogo mais dinâmico foram introduzidas algumas regras próprias, como tempo e número limitados de toques de bola. As principais dificuldades estão em acertar o passe sem que a bola seja interceptada pelos adversários e acertar o chute para o gol.
A empresa também instalou tapete sanitizante e disponibilizou álcool em gel nas grades da cancha. Além disso, os jogadores são obrigados a usar máscaras.
A Prefeitura de Curitiba informou que a modalidade esportiva é permitida, desde que sejam respeitadas as medidas sanitárias de segurança estabelecidas pelo órgão: uma pessoa a cada nove metros quadrados, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.
As regras
- Times de seis jogadores
- Um goleiro
- Três na linha de meio-campo
- Dois na linha de ataque
- No meio-campo, são permitidos dois toques na bola
- No ataque, apenas um toque
- Limite de cinco segundos para cada jogador executar a ação
- Rodízio de posições após um gol marcado
- Cada jogador só pode permanecer dentro do seu quadrado
Por Redação Esporte Jundiaí /// Foto: Divulgação
