29.12.20 - 29.12.20

Campeonato Carioca não terá “campeões de turno” na edição de 2021

Uma fase principal com 12 participantes. Todos se enfrentando em turno único no sistema de pontos corridos. E os quatro primeiros avançando às fases decisivas. A semifinal e a final serão decididas em dois jogos. Essa é a nova fórmula do Campeonato Carioca de futebol masculino para as duas próximas temporadas. O modelo foi aprovado por unanimidade pelos clubes presentes na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), na tarde desta segunda-feira (28).

O título da tradicional Taça Guanabara vai ficar com o time que fizer mais pontos nas 11 rodadas iniciais. A Taça Rio será disputada entre os times que ficarem de 5º ao 8º lugar. Antes da fase principal, o torneio terá uma etapa preliminar prevista para começar em 16 de janeiro e seguir até 25 de fevereiro. Cabofriense, Friburguense, Americano, América, Nova Iguaçu e Sampaio Correa vão brigar pela única vaga para a etapa principal.

Outra novidade anunciada pela Ferj é o fim da fase preliminar a partir de 2022. Ela será substituída pela Série A2. Já a primeira divisão terá apenas 12 participantes.


Tabela

A primeira rodada está marcada para o fim de semana dos dias 26 e 27 de fevereiro. O Fluminense irá estrear contra o Resende. O Vasco jogará com a Portuguesa. O Botafogo enfrentará o Boavista. Já o Flamengo, atual bicampeão carioca, jogará contra o melhor colocado da fase preliminar, que será disputada entre os dias 16 de janeiro e 20 de fevereiro.


A 1ª rodada:

  • Resende x Fluminense
  • Volta Redonda x Madureira
  • Botafogo x Boavista
  • Flamengo x 1º da fase preliminar
  • Macaé x Bangu
  • Vasco x Portuguesa


Os clássicos também já estão definidos. O primeiro será o Fla-Flu, na terceira rodada, marcada para os dias 13 e 14 de março. Vasco e Botafogo se enfrentarão na rodada seguinte.


Por Thiago Batista de Olim - Foto: Divulgação

Postagens relacionadas