Sem três dos quatro maiores campeões, Copa Paulista terá 17 clubes. Entre eles, o Santos!

05/07/2021 - 16:39

Sem três dos seus quatro maiores vencedores, mas com um clube considerado grande, e com apenas 17 participantes, o formato da Copa Paulista está definido para 2021.

O torneio não terá as presenças de Paulista, seu maior vencedor, com três conquistas (1999, 2010 e 2011); a Ferroviária com duas conquistas (2006 e 2017) e Santo André vencedor em duas oportunidades (2003 e 2014). Entre os times que venceram mais de uma vez o torneio, apenas o Noroeste está confirmado – ganhou o torneio em 2005 e 2012.

A competição terá a presença de um clube grande, o Santos, que buscará não correr risco de ficar fora da Copa do Brasil de 2022, onde tentará a vaga para a segunda maior competição nacional no evento do futebol profissional do estado de São Paulo que sempre ocorre no segundo semestre do ano. O Peixe já venceu a competição uma vez – em 2004.


Formato

Ao todo, os participantes serão divididos em quatro grupos regionalizados, sendo três com quatro clubes e um com cinco equipes.


Os grupos da primeira fase da Copa Paulista:

Grupo 1

Botafogo de Ribeirão

Velo Clube

Comercial de Ribeirão

Votuporanguense


Grupo 2

São Bento

Rio Claro

XV de Piracicaba

Noroeste


Grupo 3

Santos

São Bernardo FC

EC São Bernardo

Primavera


Grupo 4

São Caetano

Atibaia

Taubaté

Juventus

Portuguesa de Desportos


Após turno e returno, os dois mais bem colocados de cada chave avançam para o os playoffs. O início do torneio está previsto para o dia 14 de setembro e a final para 16 de novembro.

Por um grupo contar com um time a mais que os outros três, a classificação geral será definida por aproveitamento. O melhor colocado geral enfrenta o oitavo mais bem classificado, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro pega o sexto, enquanto o quarto e quinto duelam por uma vaga as semifinais. Em caso de igualdade a partir desta fase, a vaga será definida por pênaltis.

Os quatro classificados fazem as semifinais e, posteriormente, os dois clubes que avançarem farão a final. O campeão tem a opção de escolher entre uma vaga da Copa do Brasil ou do Campeonato Brasileiro da Série D. O vice-campeão fica com a outra opção.

Matérias relacionadas