Classificação geral pode definir torcida em uma semifinal ou final da Copa São Paulo

16/01/2022 - 03:27

A classificação geral da Copa São Paulo de futebol júnior pode definir qual torcida estará presente no estádio em uma eventual semifinal ou final, caso tenha um encontro que reúna dois destes times - Palmeiras, São Paulo ou Santos. 

PUBLICIDADE

-----------------------------

Por conta de uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, caso ocorra um confronto entre dois dos quatro grandes do estado – Palmeiras, São Paulo, Santos ou Corinthians, estes devem ser realizados sob torcida única e apenas a aficionada do clube mandante.

 

Na Copa São Paulo, o regulamento prevê que o mandante caso ocorra um confronto entre os quatro grandes do estado será pela classificação geral – ou seja, soma de pontos que os times obtiveram em todas as fases já disputadas. No momento, o São Paulo teria torcida tanto contra Santos e Palmeiras, enquanto o Peixe poderia ter a presença dos seus apaixonados em um confronto contra o Verdão.

PUBLICIDADE

-----------------------------

A classificação geral da Copinha está a seguinte (vitória no tempo normal vale 3 pontos, vitória nos pênaltis vale 2 pontos e empate na 1ª fase vale 1 ponto):

Legenda: PTS - Pontos / JGS - Jogos / VIT - Vitórias no tempo normal / VIT P - Vitórias nos pênaltis / EMP 1ªF - Empates na 1ª fase /  DER - Derrotas / GP - Gols Pró / GC - Gols Contra / SG - Saldo gols (classificação até jogos de 15/1)

A questão de utilização da classificação geral para definir a torcida que estará presente no estádio e por consequência o mando de campo está no artigo 40 do regulamento da Copinha  (“Quando houver clássicos entre as equipes do Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, caso ocorra alguma definição do Ministério Público com relação aos mandos, prevalecerá a melhor campanha).

 

No momento a utilização da classificação geral somente pode ocorrer em uma eventual semifinal entre Palmeiras e São Paulo e em uma eventual final do Santos contra Palmeiras ou São Paulo.

 

O que pode fazer mudar o cenário atual

Como dito já neste texto, pela classificação geral, na semifinal Palmeiras e São Paulo atualmente o mando seria do São Paulo, enquanto na decisão, o Santos seria mandante caso pegasse o Palmeiras e não teria o mando contra o São Paulo.

 

O Palmeiras para “roubar” o mando do São Paulo teria que vencer o Inter e o eventual confronto de quartas de final contra Oeste ou Canaã e torcer que o São Paulo passar pelo Vasco nos pênaltis e repetir o feito nas quartas de final contra Cruzeiro ou Desportivo Brasil.

 

O Santos para “roubar” o mando do São Paulo em uma eventual final teria que chegar à final sem disputa de pênaltis e o São Paulo em duas das três fases que ainda tem nestes playoffs antes da final (oitavas de final, quartas de final e semifinal). O Palmeiras para ter o mando em uma final contra o Santos teria que ter de agora até a finalização da semifinal, uma disputa de pênaltis a menos que o Peixe.

 

Foto: Divulgação – São Paulo FC / Rubens Chiri

Matérias relacionadas