Morre Pedro Santilli, “braço direito” de Leão no Santos campeão brasileiro de 2002 - Esporte Paulista Morre Pedro Santilli, “braço direito” de Leão no Santos campeão brasileiro de 2002

Morre Pedro Santilli, “braço direito” de Leão no Santos campeão brasileiro de 2002

Faleceu nesta segunda-feira, o ex-auxiliar-técnico e preparador de goleiros da seleção brasileira Pedro Santilli, em Ribeirão Preto. Aos 75 anos, Santilli ficou conhecido por ser o “braço direito” do treinador Emerson Leão, já que ambos sempre trabalharam juntos quando Leão comandava os clubes. No Peixe, Santilli como auxiliar de Leão foi campeão brasileiro de 2002, tirando o alvinegro praiano da fila de 18 anos de títulos importantes.

___________________

___________________

Santilli sofreu um infarto no início de janeiro e estava internado em um hospital da cidade. O corpo de Pedro Santilli será sepultado nesta segunda, às 15h, no Memorial Campos Elíseos, em Ribeirão Preto.

 


Santilli iniciou sua carreira como goleiro no fim da década de 1960 e atuou por Comercial, Jaboticabal, Sertãozinho e Batatais, mas foi como braço direito de Emerson Leão, seu amigo de infância, que ele ganhou destaque. Ele acompanhou Leão como preparador de goleiros e auxiliar no Santos, onde participou dos títulos da Copa Conmebol de 1998 e do Brasileirão de 2002, Cruzeiro, São Paulo, Vissel Kobe-JAP, Palmeiras, São Caetano, Corinthians, Sport, Atlético-MG e seleção Brasileira.

___________________

___________________



Pelo Brasil, Santilli chegou a comandar o time nas Eliminatórias da Copa de 2002, na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, no Morumbi, no dia 15 de novembro de 2000, ao substituir Emerson Leão, que estava suspenso.

 

Pedro Santilli chegou a ser treinador com experiências em dois clubes da região de Ribeirão Preto: Sertãozinho e o Comercial. Em 2009, se envolveu em uma polêmica ao acertar um soco no árbitro Flávio Rodrigues Guerra na derrota do Bafo para o Catanduvense, que decretou a queda do clube da Série A3 do Paulistão na epóca. Após o jogo, Santilli foi até o vestiário da arbitragem e se desculpou com Guerra.

___________________

___________________

Por meio de nota, o Santos lamentou a morte do ex-auxiliar-técnico. “Na manhã desta segunda-feira (31), o ex-auxiliar técnico Pedro Roberto Santilli faleceu aos 75 anos de idade. Ele sofreu um infarto há algumas semanas e estava internado. No Santos FC, ele foi assistente técnico e preparador de goleiros de Emerson Leão em três períodos: 1998-1999/2002-2004 e 2008, sendo o grande parceiro de Leão nas conquistas da Copa Conmebol de 1998 e do Campeonato Brasileiro de 2002. O Santos FC decretou três dias de luto”

___________________

___________________

Fotos: Divulgação

Postagens relacionadas