Jundiaienses se despedem da Paralímpiada de Inverno com 8º lugar em prova coletiva

13/03/2022 - 04:26

___________________

___________________

Por Thiago Batista – Redação Esporte Paulista

Foto: Divulgação - CBDN

 

O último dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 foi marcado pelo oitavo lugar do Brasil na prova do revezamento misto do esqui cross-country na noite deste sábado A última prova com participação brasileira e teve dois jundiaienses presentes – Cristian Ribera (que antes de um ano de idade mora na cidade) e Guilherme Rocha (nascido na cidade). Ainda participaram Aline Rocha e Robelson Lula.

___________________

___________________

Cada participante completou um trajeto de 2,5 km do percurso e a equipe brasileira finalizou a prova em 34min10s, no último lugar entre os oito países finalistas. Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, a China ficou com a prata, enquanto o Canadá completou o pódio. Esta prova reúne esquiadores sentados, chamados de sitting ski, com lesões nos membros inferiores, e andantes, com comprometimento nos membros superiores e/ou deficiência visual.

 

O Brasil era a única equipe com quatro integrantes de sitting ski. No entanto, esta foi a primeira vez, em três participações do país em Jogos de Inverno, que o revezamento foi composto por quatro esquiadores.

___________________

___________________

Em 2018, nos Jogos de PyeongChang, o Brasil foi representado na mesma prova por Cristian e Aline - que intercalaram os trechos, esquiando duas vezes cada - e o país ficou na 13ª entre 13 participantes.

 

Em Pequim, Robelson Lula foi o primeiro a largar, mas sofreu uma queda e chegou em quinto lugar na primeira parte da prova. Depois, Cristian Ribera fez o trajeto de 2,5km ao quilômetro cinco e entregou para Aline Rocha com a equipe na sétima colocação. A paranaense completou o seu trecho na oitava posição, classificação em que Guilherme Rocha encerrou a prova após também sofrer uma queda.

___________________

___________________

Um dia antes o time brasileiro de para ski cross country competiu na prova de middle distance 10km para homens e 7,5km para mulheres, e conquistou um resultado top 10 e mais três resultados dentro do Top 20, um feito inédito para o país.

 

Ainda assim, os brasileiros terminaram com as excelentes 10ª colocação para paranaense Aline Rocha, 13ª colocação para o jundiaiense Cristian Ribera, 18ª colocação para o jundiaiense Gui Rocha e a 20ª colocação para o paraibano Robelson Lula. O também jundiaiense Wesley dos Santos finalizou a sua participação nos Jogos na 27ª colocação.

___________________

___________________

Neste domingo, acontece a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. O evento estádio Ninho do Pássaro, na capital chinesa, a partir das 9h da manhã (horário de Brasília).

 

Esta foi a terceira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno -e, desta vez, com delegação recorde. Seis atletas compuseram a missão em Pequim, sendo cinco do esqui cross-country e um no snowboard. 

___________________

___________________

Desde Sochi 2014 o país se faz presente nos Jogos, quando a estreia brasileira contou com dois representantes no evento. Já na cidade coreana de PyeongChang, quatro anos mais tarde, o país contou com três participantes.

Matérias relacionadas