Regras da Libertadores e ‘Sula’ vetam interior e litoral de SP de receberem jogos a partir das 8ªs de final

19/05/2022 - 02:50

Por Thiago Batista – Redação Esporte Paulista

Fotos: Divulgação

 

Os regulamentos das Copa Libertadores e da Sul-Americana vetam que o interior de São Paulo e todas as cidades do litoral possam receber jogos da competição a partir das oitavas de final: motivo não ter um aeroporto internacional ou não ter um estádio com pelo menos 20mil pessoas de capacidade. Nesta temporada, Santos e Bragantino terão que atuar na Grande São Paulo nas oitavas de final de Copa Sul-Americana ou Libertadores, caso conquistem vaga, por conta das regras impostas pela Conmebol em seus torneios. 

___________________

___________________

Os regulamentos da Libertadores e Sul-Americana colocam que somente podem receber jogos da competição estádio cujo tenham no mínimo a seguinte a capacidade por fase:

- Fase preliminar: 7.500 espectadores

- Fase de grupos: 10.000 espectadores

- Oitavas de final e Quartas de final: 20.000 espectadores

- Semifinal: 30.000 espectadores

___________________

___________________

Segundo o laudo de segurança dos estádios paulistas, que estão publicados no site da Federação Paulista de Futebol, os estádios dos times que jogam competições sul-americanas nesta temporada são as seguintes:

- Morumbi (São Paulo): 66.671 espectadores

- Neo Química Arena (Corinthians): 47.145 espectadores

- Allianz Parque (Palmeiras): 42.197 espectadores

- Vila Belmiro (Santos): 18.134 espectadores

- Nabi Abi Chedid (Bragantino): 12.452 espectadores

___________________

___________________

Por conta da capacidade atual, Santos e Bragantino teriam que jogar as oitavas de final das competições sul-americanas longe dos seus estádios. Ambos podem estar nas oitavas de final da Sul-Americana (Santos se vencer o Banfield na semana que vem e o Bragantino não vencer o Nacional e ficar em 3º no seu grupo na Libertadores). O Bragantino pode ainda estar nas oitavas de final da Libertadores, caso vença o Nacional, na próxima semana.

O problema que pelo regulamento da Conmebol nas duas competições, Santos e Bragantino somente teriam como opções atuar no Morumbi, Neo Química Arena, Allianz Parque, Canindé (21.004 de capacidade) e Arena Barueri (31.486 possui de capacidade). 

___________________

___________________

Estádios como os dois de Campinas (Brinco de Ouro – 18.170 de capacidade) / Moisés Lucarelli – 19.221) não tem a capacidade mínima exigida, apesar da cidade possuir um aeroporto internacional (Viracopos).

Já Fonte Luminosa tem capacidade de 21.075, só que não poderia receber jogos das oitavas de final de Libertadores ou Sul-Americana pois o aeroporto internacional mais próximo é justamente o de Campinas, que fica mais de 150km de distância do estádio. Mesmo caso do estádio Santa Cruz, de Ribeirão Preto, que possui capacidade para 29.585, mas o campo fica 150km distante do aeroporto internacional de Viracopos.

___________________

___________________

A Conmebol apenas aceita que jogos de suas competições ocorram em aeroportos internacionais em cidades até 150km. O estado de SP tem aeroportos internacionais apenas em Guarulhos – Franco Montoro, Campinas – Viracopos e São José dos Campos – Ernesto Stumpf

O Cuiabá na fase de grupos da Sul-Americana quase levou um w.o. nos jogos como mandante, pois o aeroporto mais próximo da arena do Dourado é o Marechal Rondon, que recebe voos internacionais, mas apenas para aviões cargueiros.

Assim, o governo de Mato Grosso, junto à Polícia e Receita Federal, conseguiram a liberação da internacionalização temporária para a cidade receber os times na competição continental.

___________________

___________________

Matérias relacionadas