Paulistão volta a ter apenas “um grande” nas semifinais depois de quase 40 anos

14/03/2023 - 04:28

Quase quatro décadas depois, o Paulistão volta a ter apenas um clube chamado grande nas semifinais. O Palmeiras é o único representante da galeria dos times que tem mais de dez títulos estaduais e estão ativos e por conta disso é considerado um dos grandes do estado. Os outros três grandes não ficam entre os quatro melhores, o Santos caiu ainda na primeira fase e os outros dois – Corinthians e São Paulo, foram eliminados agora nas quartas de final.

PUBLICIDADE

____________________________________________

A última vez que o Paulistão somente teve um clube grande nas semifinais foi em 1985.

Naquela edição apenas o São Paulo esteve nas semis, que contaram com as presenças de Guarani, Ferroviária e Portuguesa. 

E ser o único grande foi bom para o São Paulo, que assumiu o favoritismo para eliminar o Guarani na semifinal com uma vitória e um empate e depois derrotar a Portuguesa com duas vitórias e ser campeão. 

PUBLICIDADE

____________________________________________

Na era com disputa de semifinais no Paulistão, a edição de 1985 era a única com apenas um grande presente.  

Todas as demais edições do Paulistão que tiveram disputas semifinais gerais tiveram pelo menos a presença de dois destes quatro clubes – Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos.

Antes de chegar 2023, que entra para história como a segunda com apenas um clube grande nas semifinais, o Palmeiras, com as presenças de Bragantino, Ituano e Água Santa. 

PUBLICIDADE

____________________________________________

Semifinais de turnos

Mas o Estadual já teve semifinais de turnos com apenas um grande. O 2º turno de 1978, teve as presenças dos campineiros Guarani e Ponte Preta, o Santos e o Juventus sendo o representante da capital na semifinal. 

A decisão do 2º turno de 1978 foi entre os dois times de Campinas e terminou com a Ponte Preta conquistando a taça de maneira curioso.

O empate por 1 a 1, após prorrogação, garantiu o troféu a Macaca por ter mais gols na primeira fase do segundo turno – isso mesmo a definição da vantagem não era por pontos e sim quem marcasse mais gols (a Ponte teve melhor campanha por curiosidade – 29 a 22 nos pontos, 39 a 24 nos gols marcados).

PUBLICIDADE

____________________________________________

Dois anos depois a semifinal do 1º turno teve novamente apenas o Santos entre os quatro grandes presentes. Os outros times das semis foram Botafogo de Ribeirão, Portuguesa e Ponte Preta. O Santos venceu esse 1º turno de 1980, superando Bota na semi e a Lusa na final,

PUBLICIDADE

____________________________________________

Matérias relacionadas