Ex-jogador e treinador Marinho Peres morre em Sorocaba

19/09/2023 - 05:04

Faleceu nesta segunda-feira, em Sorocaba, Marinho Peres, jogadores de passagens pelo futebol paulista seja como jogador – estas marcantes, seja como treinador – não tão marcantes.

PUBLICIDADE

____________________________________________

Marinho Peres estava internado em um hospital em Sorocaba, com pneumonia e complicações cardíacas e renais. Marinho faleceu na cidade que nasceu, aos 76 anos.

Ele já sofria com problemas de saúde nos últimos anos. Em 2019, Marinho Peres sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). No ano seguinte, ele chegou a ser internado na UTI de um hospital em Sorocaba com problemas respiratórios.

O zagueiro começou sua carreira como jogador no São Bento, clube da cidade, em 1965. Depois, ele se transferiu para a Portuguesa.

Após alguns anos de destaque na Lusa, o zagueiro foi contratado pelo Santos e jogou junto com Pelé no clube.

PUBLICIDADE

____________________________________________

Foi campeão paulista pelo Peixe em 1973. E suas atuações pelo Peixe que fizerem ele ser convocado para defender e ainda ser o capitão da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974, quando o Brasil foi o quarto colocado.

Após o Mundial, ele passou a jogar pelo Barcelona. Na volta ao Brasil, Marinho foi titular do elenco do Internacional que conquistou o título brasileiro de 1976 – além do Gauchão. Depois, ainda passou por Palmeiras, América-RJ e Galícia-BA. Ele se aposentou dos campos em 1981.

 Logo em seguida começou a carreira como treinador, está não muito marcante.

Sua única conquista no banco de reservas não foi no Brasil: foi no comando do Belenenses na Taça de Portugal de 1989. 

PUBLICIDADE

____________________________________________

No futebol brasileiro, o melhor resultado foi a conquista de um turno do Campeonato Carioca – Taça Guanabara de 1997, pelo Botafogo.

Passou no futebol paulista por clubes como Santos e Guarani no fim dos anos 80, São Bento em 1990, União São João em 1995 e Portuguesa Santista em 2000. Último clube que dirigiu foi o Asa de Angola, em 2009.

Uma das descobertas de Marinho Peres como técnico foi Luís Figo, português eleito o melhor jogador do mundo em 2001. Ele promoveu a ida do jogador ao elenco principal do Sporting durante seu período no clube.

PUBLICIDADE

____________________________________________

Matérias relacionadas