Eventos esportivos ao ar livre (como futebol), organização devem liberar entrada de água

18/11/2023 - 14:50

Uma portaria assinada neste sábado pelo secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous Filho, determina que a partir deste sábado os eventos especialmente expostos ao calor, como são os eventos esportivos ao ar livre – entre eles o futebol, devem garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para uso de consumo no evento. O motivo é a morte de uma mulher de 23 anos, que passou mal em um show no Rio de Janeiro.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou neste sábado ordenou que o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous Filho realizasse a portaria. A entrada de água em garrafas pode ser vetada se o evento ao ar livre tiver instalada ilhas de hidratação (bebedouros) de fácil acesso a todos os presentes, sem qualquer tipo de custo adicional ao consumidor / torcedor.

A portaria ainda estabelece garantir que tanto os pontos de venda de comidas e bebidas quanto os pontos de distribuição gratuita de água estejam dispostos em regiões estratégicas do local evento a fim de facilitar o acesso pelos consumidores, consideradas a estrutura física e a quantidade estimada de participantes.

Também nos eventos expostos ao calor devem assegurar espaço físico e estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências relacionadas à saúde e demais situações de perigo e ainda assegurar o acesso gratuito de garrafas, contendo água potável para consumo pelos consumidores, devendo fixar os materiais de que tais recipientes podem ser compostos, a fim de garantir a segurança e a integridade física dos participantes

A estudante de psicologia Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu após passar mal antes do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira. A causa da morte de Ana Clara Benevides foi uma parada cardiorrespiratória. A estudante morreu após ser levada para Hospital Municipal Salgado Filho.

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) apresentaram um projeto na Câmara para obrigar as empresas organizadoras de shows e eventos em território nacional a fornecer, gratuitamente, água potável para consumo do público.

Matérias relacionadas