Futebol masculino do Brasil corre risco de ficar fora do Pré-Olímpico por falta de uma assinatura

04/01/2024 - 14:05

Uma simples assinatura. Algo banal, pode fazer o futebol masculino do Brasil ficar fora da disputa do Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano. A Confederação Brasileira de Futebol não enviou até terça-feira a lista de jogadores que disputarão o Pré-Olímpico masculino de futebol, de 20 de janeiro a 11 de fevereiro, na Venezuela, e que concede duas vagas para os Jogos de Paris. O motivo: a falta de uma assinatura de um representante legal da CBF para as entidades que gerem o futebol no mundo.

De acordo com a informação publicada pelo Ge.Globo, a CBF tem que mandar a lista, assinada por um representante legal da CBF perante a Fifa e Conmebol, até às 18h desta sexta-feira.

O documento desde 21 de dezembro e está com Hélio Santos Menezes Júnior, diretor jurídico na gestão Ednaldo Rodrigues, e que para Conmebol e Fifa, é o representante legal da CBF para Fifa e Conmebol, que pode assinar como presidente da entidade.

Segundo Ge.Globo, a lista está com o dirigente e ainda não realizou a assinatura até a manhã desta quarta-feira.

Hélio Santos Menezes Júnior é o interlocutor reconhecido por Fifa e Conmebol desde que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência e seus oito vices, nomeando José Perdiz como interventor para o chamamento de novas eleições.

Fifa e Conmebol já se manifestaram, por intermédio de cartas enviadas à CBF em dezembro, afirmando não reconhecerem a decisão da Justiça Comum brasileira. Desse modo, não veem Perdiz na condição de presidente em exercício. Além disso, não validam correspondências que não sejam assinadas pelo diretor mais velho da entidade, como reza o estatuto da CBF, o que é o caso de Hélio Santos Menezes.

O diretor, aliás, encaminhou à Fifa e à Conmebol em 18 de dezembro uma carta em que explica o cenário político da CBF. Seis dias depois, o documento foi respondido pelas entidades.

 

A lista de convocados para a disputa do Torneio Pré-Olímpico é a seguinte:

» Goleiros: Mycael (Athletico-PR), Kaique (Palmeiras)¹ e Matheus Donelli (Corinthians);

» Laterais: Vinicius Tobias (Real Madrid), Matheus Dias (Internacional), Kaiki Bruno (Cruzeiro)² e Patryck (São Paulo);

» Zagueiros: Kaiky Fernandes (Almería), Arthur Chaves (Académico de Viseu), Robert Renan (Zenit) e Michel (Palmeiras);

» Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Maurício (Internacional)³, Alexsander (Fluminense), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio) e Gabriel Pirani (DC United);

» Atacantes: Marquinhos (Nantes), Giovane (Corinthians), Endrick (Palmeiras), John Kennedy (Fluminense), Gabriel Pec (Vasco), Guilherme Biro (Corinthians)

¹ Kaique (PAL) foi convocado no lugar de Andrew (Gil Vicente)

² Kaiki Bruno (CRU) foi convocado no lugar de Luan Candido (Bragantino)

³ Maurício (INT) foi convocado no lugar de Danilo (Notthingham Forest)

» Como o Pré-Olímpico não se trata de um torneio do calendário da Fifa, os clubes não são obrigados a cederem os atletas

Matérias relacionadas