Faleceu neste domingo, aos 87 anos, o empresário Abílio Diniz. Fundador do poderoso grupo varejista Grupo Pão de Açúcar (GPA), morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. E ele teve bastante ligação com futebol. Foi presidente de um clube paulista, o Pão de Açúcar Esporte Clube (conhecido como PAEC), depois Audax São Paulo e que atualmente é o Osasco Audax.
Abílio estava internado há cerca de um mês na UTI, onde estava desde que retornou às pressas dos EUA. O empresário passava as férias em Aspen, quando começou a apresentar sintomas graves que requeriam atenção médica imediata. O motivo do falecimento foi insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.
Abílio encontrou a paixão pelos esportes, praticou judô e boxe. Abílio foi triatleta e um exemplo na prática de atividades físicas, principalmente na terceira idade.
No futebol, Abílio foi torcedor fanático do São Paulo. Em nota oficial, o clube do Morumbi declarou luto oficial de três dias, e desejou força aos amigos e familiares.
Ainda fundou um clube que existe até hoje. Em 1987, criou o Pão de Açúcar Esporte Clube.
Porém, neste início, as modalidades eram focadas no atletismo e como time formador de atletas, constituindo de um projeto social para proporcionar oportunidade de práticas esportivas para crianças de 7 a 14 anos.
No futebol, o Pão de Açucar Esporte Clube entrou em 2003, se filiando no ano seguinte na Federação Paulista de Futebol.
Em 2007, começou sua caminhada no futebol profissional, na 4ª divisão do Paulistão. Foi campeão desta divisão em 2008, vencendo o Batatais nos dois jogos finais.
No ano seguinte, na A3 conquistou o acesso para o Paulistão A2. Foram cinco anos na ‘Segundona’ do Estadual, uma mudança de nome, de Pão de Açucar Esporte Clube para Audax São Paulo em 2013 e conquistando o acesso a elite do Paulistão em 2013.
Porém em setembro daquele ano, o Grupo Pão de Açúcar, de Abílio Diniz, vende as ações do Audax São Paulo a Mário Teixeira, então membro do conselho do Bradesco e vice-presidente do Grêmio Osasco, clube da grande São Paulo. Com a venda, o nome da equipe foi alterado de Audax São Paulo Esporte Clube para Grêmio Osasco Audax, em 2015.