Paulista terá técnico de 58% de aproveitamento no sub-20 para comandar time na 5ª divisão

05/02/2024 - 12:48

Se em 2019, Paulista apostou em Edson Fio, com praticamente nenhuma experiência no futebol profissional e acabou sendo campeão da ‘última divisão’ do Paulistão, cinco anos depois, fará a mesma aposta para a disputa da ‘última divisão’ Estadual. Só que uma aposta com números melhores. Fausto Dias é o novo treinador do Paulista para a temporada 2024. Ele obteve 58% de aproveitamento nas competições oficiais da categoria sub-20 entre 2022 e 2024.

Auxiliar-técnico do Paulista em 2021, Fausto Dias em 2022 após ser auxiliar-técnico do Athletic de São João Del Rei, comandou o sub-20 do mesmo clube em parte do Campeonato Mineiro e obteve duas vitórias, um empate e três derrotas. Assumiu o time na 9ª rodada e deixou faltando quatro para o fim – eram 20 rodadas. Por um ponto o clube não foi as quartas de final.

Porém apresentou números melhores no segundo clube que comandou no sub-20, o Ska Brasil. Ano passado entre Copa São Paulo (onde foi até a 3ª fase) e Paulistão sub-20 (eliminado na 1ª fase), comandou o time em 14 jogos, e obteve nove vitórias, três empates e duas derrotas. Este ano comandou a equipe de Santana de Parnaíba na Copa São Paulo, onde foi eliminada na 1ª fase de forma precoce, com uma vitória e duas derrotas.

No geral, Fausto Dias comandou times sub-20 por 23 vezes, e obteve 12 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. Aproveitamento de 58% para Fausto Dias no sub-20. O Paulista será sua primeira experiência em uma equipe profissional, apesar da competição ser limitada para atletas até 23 anos. Esse aproveitamento é bastante superior ao de Edson Fio antes de chegar ao Paulista. O treinador campeão da 4ª divisão do Paulistão pelo Galo, antes de chegar em Jundiaí, comandou o Rio Branco em 32 jogos, com 0 vitórias, 4 empates e 18 derrotas, o que representam 35% de aproveitamento.

Fausto Dias é o novo técnico do Paulista Futebol Clube para a disputa do Campeonato Paulista Segunda Divisão Sub-23 de 2024, a quinta divisão profissional do estado.

O treinador, que já foi jogador nas categorias de base do Galo no fim dos anos 1990 e auxiliar no futebol profissional em 2021, estava no Ska Brasil e chega com o objetivo de conquistar o acesso na competição, que tem início previsto entre o fim de abril e o começo do mês de maio.

“É uma honra pra mim assumir o clube do meu coração, da minha cidade. Brinquei essa semana com a minha família que eu sempre quis chegar em um gigante como treinador, e essa hora chegou. É o desafio mais importante da minha vida e o torcedor pode ter certeza que trabalho não vai faltar para levarmos o Galo ao acesso”, disse o novo comandante.

“Fausto se encaixa no perfil de treinador que buscávamos desde que definimos o planejamento para 2024: técnico jovem, estudioso, com fome de crescer na carreira e trabalho sério dentro de campo”, afirmou o diretor de esportes do clube Wilson Santos.

“Temos a confiança que o Fausto fará um ótimo trabalho tanto na formação do elenco quanto nos treinamentos do dia a dia. Ser nascido em Jundiaí e já ter passagem pelo Galo é ainda mais importante para nós porque ele compreende a realidade atual do clube e sabe onde queremos chegar, que é no acesso”, pontuou o presidente Rodrigo Alves.

Depois de encerrar a carreira como atleta, Fausto trabalhou com categorias de formação nos Estados Unidos. Já no Brasil, como auxiliar, esteve no CA Taquaritinga (sub-20), no SKA Brasil (Sub-17), no Paulista (Profissional, em 2021), na Inter de Limeira-SP em 2021 e no Athletic-MG em 2022. Há um ano e três meses, estava no comando técnico do Ska Brasil Sub-20, no qual disputou duas Copas SP de Futebol Júnior e um Campeonato Paulista da categoria. Fausto tem as licenças A e B da Confederação Brasileira de Futebol, exigida para treinadores da Série A do Campeonato Brasileiro.

Matérias relacionadas