Conheça como chegam os 17 times da ‘Bezinha’ do Paulistão para 2024 - Esporte Paulista Esporte Paulista: Conheça como chegam os 17 times da ‘Bezinha’ do Paulistão para 2024

Conheça como chegam os 17 times da ‘Bezinha’ do Paulistão para 2024

18/04/2024 - 05:03


Neste sábado começa a ‘Bezinha’ do Paulistão, que agora se torna o 5º nível do Campeonato Paulista. 17 times irão participar da competição, que oficialmente se chama ‘Paulista sub-23 / 2ª divisão’. Grande maioria se mexeu, com reformulações profundas em seus elencos. 

Alguns times não divulgaram seus reforços publicamente e não tinham, até quarta-feira, regularizados na Federação Paulista e CBF, seus atletas.

Saiba como vem cada um dos 17 times para a disputa da competição, que oferecerá duas vagas para a Série A4 de 2025 aos dois finalistas.


Olímpia

Principal destaque é o lateral-esquerdo e volante Iago Teixeira, de 23 anos. Ele atuou em cinco partidas na temporada pelo Rio Preto, na A3. Outros experientes no elenco e conhecem a divsão são o goleiro Matheus Toribes (10 jogos pelo Mauá em 2022), o lateral-direito Kawan Oliveira (8 jogos pelo Independente no ano passado) e o atacante João Godoi (2 gols em 11 jogos no Fernandópolis em 2023). O elenco tem ainda um argentino - zagueiro Fabrizio Sebastiani chega ao clube, após atuar em uma partida pelo Pérolas Negras, na 3ª divisão do Carioca, no ano passado. João Santos, de 49 anos, será o treinador do Olímpia. Será a segunda experiência profissional dele, pois em 2021 comandou o Rio Preto em 12 jogos na A3, com 3 vitórias.


Tanabi

Os mais experientes do elenco são o meia Carlos Eduardo ‘Bajé’ (8 jogos no Matogrossense pelo Araguaia), o zagueiro Rychard (15 jogos no Tanabi na ‘Bezinha’ de 2023) e o atacante Rhurick (15 jogos e 1 gol no Tanabi na ‘Bezinha’ de 2023). Todos têm 22 anos. Porém o clube perdeu o zagueiro Heliberto Sampaio, que na última semana acertou com sub-20 do Palmeiras. David Zaqueo, que estava no sub-20 do clube assume o comando.


Tupã

O Tupã vem com um elenco que conta com oito atletas que disputaram a Série A4, pelo Nacional. Vieram do Nacional os laterais direito Luan e Peu; os zagueiros, Alê e Kevin; o lateral esquerdo Vinícius Dutra; o volante, Marcos Vinícius; o meia, Kaique e o atacante Gabriel.  Os atletas vieram por empréstimo. Além de vários jogadores do Naça, o comandante também veio do time da capital para dirigir o time: Diego Souza, que em 2003, quando era meio-campista, ajudou o Palmeiras a subir da Série B para Série A do Brasileirão.


Fernandópolis

Equipe será comandada por Dudu Sales, de 44 anos, que irá para a sua primeira experiência efetiva como treinador no futebol paulista. Ele vem do futebol paranaense. Até quarta-feira nenhum jogador com contrato começando em 2024 apareceu no BID da CBF ou no site da FPF pelo Fernandópolis. Equipe não deverá ter grandes pretensões na competição nesta temporada. 


Araçatuba

O time de Araçatuba vai apostar em um elenco jovem e com pouca experiência na divisão. Os que mais jogaram na ‘Bezinha’ são o goleiro Henrique (15 jogos em 2023 pelo Independente), lateral-esquerdo Caio Augusto (2 jogos em 2023 pelo São Carlos), o zagueiro Pablo (7 jogos no ano passado pelo Penapolense) e o lateral-direito Raphinha (três jogos pelo Paulista de Jundiaí). Dos jovens a aposta é Leonardo Almeida, que atuou em oito jogos pelo Bandeirante na A3 deste ano. Guido Beltrão será o treinador do Araçatuba e tem um título na carreira: foi campeão candango sub-20 em 2020 pelo Planaltina.


Inter de Bebedouro

Equipe de Bebedouro terá uma equipe com jogadores que estão em seu último ano na categoria sub-23 – nasceram em 2001. São eles: zagueiro Jackson Souza (20 jogos no América em 2023), lateral-direito Wellington (13 jogos e 1 gol pelo Coruripe entre Campeonato e Copa Estadual de Alagoas deste ano), volante Enzo (2 jogos pelo Araxá no ano passado), meia Guilherme Freitas (4 jogos no Mogi Mirim em 2023) e o atacante Vinicius Almeida (14 jogos e 2 gols pelo Rio Branco no ano passado). O time ainda tem no elenco um polivalente: lateral-esquerdo, zagueiro e volante Guilherme Nunes, de 22 anos (nascido em 2022, e com 14 jogos pelo Paulista de Jundiaí entre 2022 e 2023). O treinador será Roberval Davino, que rebaixou o Paulista no ano passado do 4º para o 5º nível do Paulistão. 


Flamengo de Guarulhos

Único time que não estreia nesse final de semana, pois está no chapéu, o elenco ainda está sendo montando. A aposta do clube está no banco de reservas: João Vallim, de 67 anos, e oito acessos na sua carreira como treinador - Itararé (2002), Olímpia (2006 e 2008), Taubaté (2009), Velo Clube (2010 e 2011) e Inter de Limeira (2017 e 2019). O último trabalho realizado foi na Lemense, na Série A3 deste ano.


Paulista

Time que mais contratou jogadores para ‘Bezinha’ tem como seus principais nomes o meia Léo Souza (autor do gol do acesso do União São João no ano passado), o atacante Vinicius Caveira (5 gols neste ano na A4 pelo América), o lateral-esquerdo Marcos Vinicius (16 jogos na A4 deste ano pelo Barbarense) e o goleiro Lucas Gomes (não sofreu gols nos 3 últimos jogos que esteve em campo na ‘Bezinha’). Time também terá jovens de até 20 anos em seu elenco, casos do goleiro Gustavo (ex-Metropolitano), zagueiro Otávio (ex-Audax) e volante Douglas (ex-Ska). O comandante do Galo será Fausto Dias, que terá sua primeira experiência como profissional. No Tricolor já foi auxiliar técnico, mas nos últimos 18 meses esteve no comando do sub-20 do Ska Brasil.


São Carlos

O São Carlos apostará em um elenco formado por muitos atletas em seu último ano na categoria sub-23. Casos do meia Adenilson (9 jogos pelo Vocem no ano passado), o meio-campista João Braga (9 jogos no Nacional em 2023) e o zagueiro Rodrigão Lopes (15 jogos na A4 deste ano pelo Jabaquara). O técnico será João Batista, que conquistou em 2023, o acesso do União São João à Série A3 do Paulista.


Barcelona de Capela

Barça da capital irá praticamente com elenco sub-20 para a competição. O mais experiente até o momento é o volante e lateral-direito Japa de 21 anos, que atuou em 9 jogos pelo Atlético Mogi no ano passado. Ele é também o único dos anunciados e regularizados tem experiência no futebol profissional. Até quarta-feira o treinador do time ainda não havia sido anunciado publicamente. 


Colorado

Até quarta-feira nenhum jogador com contrato começando em 2024 apareceu no BID da CBF ou no site da FPF pelo Colorado. Equipe deverá ir com uma equipe modesta, sem grandes pretensões. Wagner de Souza, o Wagnão, comandará pela 2ª vez o Colorado. Em 2022 foi treinador do time em nove jogos e obteve quatro vitórias. 


União Mogi

Elenco do União Mogi para ‘Bezinha’ do Paulistão tem média entre 19 e 20 anos. O contratado mais experiente é o meia Lucas Bicudo, de 20 anos, que estava no ano passado no sub-20 do Independente. Robison Santos, de 46 anos, será o treinador do time. Ele fez seu último trabalho à frente do São Gabriel, do Mato Grosso do Sul, na disputa da segunda divisão do estadual sul-mato-grossense do ano passado.


Grêmio Mauaense

A aposta será em um elenco experiente, como goleiro Beto Inagaki, de 23 anos (9 jogos pelo Itaberaí no ano passado na 3ª divisão do Goiano); o zagueiro Vitor Manoel, de 22 anos (8 jogos e 1 gol na 3ª divisão do Goiano no ano passado); o zagueiro e lateral Isaac, de 22 anos (7 jogos pelo Barça de Capela em 2023); meia Giovani Prachedes (10 jogos e 2 gols pelo Barça de SP no ano passado); meia Leonardo Travassos, de 22 anos (ex-União Mogi); atacante Renan Lima, de 23 anos (ex-time da 2ª divisão do Campeonato dos Emirados Arábes), atacante Deivisson, de 22 anos (6 jogos no América de Teófilo Otoni no ano passado) e atacante Vinicius Venancio, de 22 anos (jogou 7 vezes pelo Mauaense em 2021, com 1 gol). Marcos Bruno, de 55 anos, comandará o time, em sua primeira experiência como treinador profissional, após 9 anos. Seu último trabalho foi no sub-17 do Salto. 


Ecus

Único reforço do Ecus até agora para a ‘Bezinha’ do Paulistão é o goleiro Marcão, que defendeu o Joseense em seis partidas neste ano na Série A4 e sofreu 13 gols no total – média superior a dois por jogo. O treinador será Renan Martins. Ele chega ao clube para a sua primeira experiência à frente de uma equipe principal após comandar o sub-20 do Nacional.


Atlético Mogi

Fred Freitas será o treinador do Atlético Mogi para a disputa da ‘Bezinha’. Fred, de 37 anos, comandou o Atlético na temporada passada, que ficou marcada pelo fim da sequência negativa do clube, que ficou 62 jogos sem vencer (5 anos, 11 meses e 10 dias). Até quarta-feira nenhum jogador com contrato começando em 2024 apareceu no BID da CBF ou no site da FPF pelo Atlético Mogi. Novamente a equipe deverá ser figurante na competição. 


Manthiqueira

Até quarta-feira nenhum jogador com contrato começando em 2024 apareceu no BID da CBF ou no site da FPF pelo Manthiqueira. Equipe não deve brigar pelo acesso. Presidente do clube, Dado Oliveira será novamente o treinador do time.


Mauá

O clube aposta em jogadores que já estiveram ou seguem na agremiação ou atletas que atuaram este ano na A4. Casos do volante José Vinícius, que atuou 16 vezes no ano passado pelo Mauá (com 1 gol), o zagueiro Luiz Felipe (12 jogos pelo Independente este ano na A4) e o atacante Caíque (5 jogos pelo XV de Jaú na A4 desta temporada). Petterson Martins, de 35 anos, terá no Mauá a sua quarta experiência diferente no futebol profissional – ele já passou por Independente, São Carlos e Barcelona. 


Jogos da 1ª rodada

SAB - 15h: Atlético Mogi x Mauá

SAB - 15h: Grêmio Mauaense x União Mogi

SAB - 15h: Manthiqueira x ECUS

SAB - 15h: Tupã x Araçatuba

SAB - 16h: Inter de Bebedouro x Olímpia

SAB - 16h: São Carlos x Paulista

DOM - 10h: Barcelona Esportivo x Colorado Caieiras

DOM - 10h: Fernandópolis x Tanabi


Grupos da 1ª fase

Grupo 1

Olímpia

Tanabi

Tupã

Fernandópolis

Araçatuba

Inter de Bebedouro


Grupo 2

Flamengo de Guarulhos

Paulista

São Carlos

Barcelona Capela

Colorado Caieiras



Grupo 3

União Mogi

Grêmio Mauaense

ECUS

Atlético Mogi

Manthiqueira

Mauá


Formato da competição

Na 1ª fase, os times jogam dentro da chave, em turno e returno, e os quatro melhores passam para a segunda fase. 

Na 2ª fase, os 12 classificados serão divididos em 3 grupos de 4. Os jogos serão dentro da chave em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados, passam a fase final.

Fase final terá quartas de final, semifinal e final em jogos de ida e volta (com possibilidade de disputa por pênaltis em caso de empate no placar agregado da série).

Postagens relacionadas