A Wikipedia, enciclopédia online, qualquer usuário pode editar páginas, o que fica registrado nos históricos de edição do site, não aceitou um pedido de Vagner Mancini, de correção de onde ele começou a sua carreira como treinador. Detalhe: próprio técnico já pediu a correção e não foi aceita.
O portal GZH (Gaúcha Zero Hora) entrou em contato com Mancini, que confirmou que entrou no Wikipedia para editar informações que, segundo suas palavras, estavam erradas.
“Eu tentei editar duas vezes, pois ali consta que comecei a minha carreira como treinador em 1999, no Grêmio Sãocarlense, mas isso é mentira. Eu iniciei em 2004, como treinador do Paulista de Jundiaí”, disse Mancini.
Isso é fato. Mancini estava no Ituano, e pouco tempo depois do Paulistão, aceitou convite para ser treinador do Paulista, em substituição a Zetti, que havia sido vice-campeão estadual e aceitou pedido para comandar o Paraná Clube na Série A do Brasileirão, na época.
O erro da Wikipédia é confiar em duas fontes com informações equivocadas sobre o tema. O site 90 minutos colocou o seguinte sobre o Mancini: “Vagner Carmo Mancini nasceu em 1966 e, depois de pendurar as chuteiras, começou a carreira de técnico em 1999, como interino do Sãocarlense. Em 2004, assumiu o comando do Paulista, clube pelo qual conquistou a Copa do Brasil de 2005, seu primeiro título como treinador”. Mancini jamais foi interino no Sãocarlense.
Outro erro é do site Academia.Edu, que na página sobre Treinadores de Futebol, em um arquivo de PDF, onde diz que Mancini foi “treinador
interino do Sãocarlense em 1999, quando ainda estava em atividade como futebolista, assumiu ocasionalmente o clube por quatro jogos; na transição entre a saída e a entrada de outro técnico, enquanto se curava de uma contusão”.
Entretanto, mesmo com o pedido de edição, a Wikipedia não teria aceito - contando com a própria interferência de Mancini. Mas na própria enciclopédia está uma frase de Mancini um enquanto emblemática, dizendo a verdade sobre a sua carreira. “Comecei a carreira no Paulista de Jundiaí, JAMAIS dirigi o Sãocarlense, do qual fui atleta em 1999”, é o que está escrito na página.