O jornalista esportivo Antero Greco, de 69 anos, faleceu nesta quinta-feira, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava internado nos últimos dias. Ele lutava contra um tumor no cérebro. Sua carreira é muito marcada por ser comentarista de jogos e bancadas na Espn Brasil, e de artigos e colunas no Jornal Estado de São Paulo. Era palmeirense, e nos últimos tempos não escondeu a paixão pelo clube de Palestra Itália. Mas sem esquecer da paixão: o jornalismo.
Jornalista dos mais respeitados no meio esportivo, ele foi parceiro de bancada Paulo Soares, o Amigão, por mais de duas décadas, no programa SportsCenter, da ESPN, onde procurava sempre levar as notícias com leveza e bom humor, mas sem esquecer o tom crítico quando era necessário.
Nascido em São Paulo em 2 de junho de 1954, Antero Greco começou a carreira em 1974 como revisor do jornal O Estado de S.Paulo. Posteriormente, tornou-se repórter de esportes, chefe de reportagem e editor-assistente. Entre idas e voltas, Antero trabalhou no Estadão por 35 anos, tendo ainda breves passagens por jornal Popular da Tarde, Folha de São Paulo e TV Bandeirantes.
Já o duradouro vínculo com a ESPN Brasil começou no canal precursor TVA Esportes, em 1994.
Antero se tornou muito querido pelos fãs de esporte em razão da descontração ao lado de Paulo Soares na bancada noturna do SportsCenter. A parceria iniciada em 2000 arrancou muitas gargalhadas de telespectadores e gerou memes na internet. Greco e Amigão caíram na risada ao noticiarem a goleada da China sobre Butão, por 12 a 0, em 2015, pelas Eliminatórias para a Copa de 2018. O mesmo ocorreu em 2016, quando o São Paulo negociava a contratação do atacante Milton Caraglio. Para bons entendedores, os nomes próprios do país asiático e do jogador argentino ex-Rosario Central e Vélez Sarsfield trazem duplo sentido devido à semelhança com termos chulos usados no Brasil. Os jornalistas sempre se divertiram com a situação.
Em maio de 2023, Antero Greco se emocionou ao falar do retorno aos estúdios da ESPN. Na ocasião, o jornalista se afastou da bancada por oito meses para tratar o câncer. Ainda assim, fez questão de participar em home office com entradas ao vivo.
“Estar aqui é uma emoção e uma vitória da ciência e da fé. Dia 8 de setembro de 2022, eu passei mal aqui. Mas não foi a primeira manifestação, foi uma manifestação pública. Eu já tinha ido um problema anterior, que começou em junho. em casa eu tive uma dormência na mão e fui correndo para um hospital achando que era um AVC. Não era. Exames foram feitos e se constatou um corpo estranho aqui, na cuca”
Antero Greco não gostava de contar o clube do coração no período em que se dedicava ao jornal impresso. Por isso, incomodou-se quando a Folha de São Paulo publicou uma matéria revelando os times dos jornalistas esportivos – o dele é o Palmeiras. “Durante muito tempo, me incomodou aquela coisa de: ‘que time você torce?’. Na época fiquei bravo, mas já se passaram 20 e tantos anos. A gente lida com um tema que envolve paixão. Quero que o cara que me lê ou me ouça discorde de mim pelo que falei, e não por causa do time que eu torço”, disse Antero ao podcast PodPorco em abril de 2023. “Com o tempo foi passando, construí uma carreira longa e hoje a minha imagem é suficiente para mostrar que não tenho a ver com nenhum clube. Aí comecei a desencanar. Hoje não escondo que torço para o Palmeiras”, completou o cronista esportivo.
