O Paulista pode ter um dono. Atenção: pode, não é que já tem um dono. O clube está em tratativas do seu departamento de futebol de se tornar finalmente SAF. Uma das empresas interessadas é a Exa, gestora recém-criada por Pedro Mesquita, empresário ligado ao ramo financeiro e dos bancos (popular banqueiro). Porém o processo pode demorar até seis meses - ou seja, não antes do termino da 'Bezinha' deste ano.
Nesta sexta-feira, a empresa dele assinou um contrato de diligência, que nada mais é que uma carta de intenções para uma possível compra da SAF do Paulista (o futebol do clube). O empresário do ramo financeiro já deu declarações como se tivesse comprado o clube, o que é negado por todos os dirigentes do Paulista - apenas foi assinada a carta de inteções para começar o processo.
PUBLICIDADE
Pedro Mesquita é muito ligado a Ronaldo Fenômeno, com quem já trabalhou junto no Cruzeiro.
A Exa terá quatro meses para diligência no clube e se aprovado iniciar o processo de transformação da associação em SAF. A gestora terá 90% das ações do futebol do Paulista. Os outros 10% por lei devem ser do clube associativo do Paulista FC.
Durante o período de diligência, auditoria para saber sobre as contas do clube e informações sobre o estado atual do clube serão trocadas entre Paulista e Exa. E nada além disso.
Pelo estatuto do clube, para Exa ser considerada ‘dona’ do clube, os sócios do Paulista precisam aprovar a comprar. Um processo que não deve demorar menos de seis meses, segundo o presidente do conselho, Fábio Godinho, em contato com a reportagem do Esporte Paulista.
PUBLICIDADE
No momento essa é a única proposta que existe na mesa do Paulista para o clube se tornar SAF.
Mesquita era chefe do banco de investimento da XP Investimentos, onde assessorou as transações entre investidores e clubes como Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e a composição da Liga Forte União.
Porém o empresário ligado ao ramo financeiro disse ao site Pipeline Negócios, do Valor Econômico, como já tivesse comprado o clube.
“É o primeiro projeto da Exa no esporte. Vamos reestruturar o clube para voltar a almejar posições relevantes no campeonato paulista e também nos nacionais”, declarou.
Segundo apurou o Esporte Paulista, essa declaração do empresário, como se tivesse comprado o clube, desagradou a muitos dentro de Jayme Cintra, pois o processo de transformação do Paulista para SAF é ainda longo.
PUBLICIDADE
Virar SAF e quem é Exa
Desde dezembro de 2022 o Paulista iniciou o processo para tornar-se uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e passou a analisar possíveis ofertas de empresas dispostas a assumir o clube.
Publicamente ocorreu uma oferta da Two Me Participações Ltda., de Jundiaí,. Porém, a empresa não pagou a primeira parcela em fevereiro de 2023, e a negociação não avançou.
A Exa foi aberta em abril de 2024. A equipe ocupa um espaço ue foi da Gávea no Itaim Bibi, com uma equipe de 10 pessoas e outros dois sócios-executivos.
O seu principal líder e Pedro Mesquita, que se diz um engajado nos projetos de SAF como assessor financeiro e era membro do conselho consultivo do Cruzeiro – deixou o cargo há cinco semanas.
Mesquita já fez o primeiro negócio da Exa no futebol. Com um fundo de investimentos do tipo family & friends, a Exa é uma das investidores da Liga Forte União - com um percentual da participação que cabia à gestora LCP, assim como fez a XP por meio de um veículo de próprio.