Apesar de ter aumentado de 17 para 26 times, a Copa Paulista segue ‘esvaziada’ em 2024, em virtude de não ter os seus dois últimos finalistas e por mais uma edição não ter a presença do seu maior campeão. Sem o Paulista, três vezes vencedor do torneio; e de Portuguesa Santista (campeão) e São José (vice), finalistas de 2023; a competição ainda assim é bastante almejada pelos clubes de todo estado – até mesmo da capital.
PUBLICIDADE
Juventus e Portuguesa, que se enfrentam na 1ª rodada, sonham com o título da competição, para poderem disputar uma grande competição nacional no próximo ano – na Lusa o sonho é estar na Série D. Já o Moleque Travesso é disputar a Série D ou a Copa do Brasil.
Agora sobre as ausências, três times – um do Vale, um do Interior e um do Litoral, não participam da competição. Por estar pelo quarto ano seguido na última divisão do Paulistão, o Paulista de Jundiaí está proibido pela Federação Paulista de disputar a competição. A entidade veta participação de clubes da última divisão estadual, em uma medida que beira a discriminação. O Galo jogou o torneio pela última vez em 2016.
PUBLICIDADE
O São José, vice-campeão em 2023, não está no torneio, pois concentrou suas atenções para a disputa da Série D do Brasileirão, onde não faz grande campanha – somente venceu o seu primeiro jogo em oito rodadas na última quarta-feira.
A Portuguesa Santista optou em não ter atividades no futebol profissional, após o Paulistão A2, até para concentrar esforços financeiros na A2 de 2025, para conseguir o seu retorno à elite do Estadual.
Outras ausências sentidas são de times que conquistaram acessos recentemente, no futebol paulista.
Campeão da Série A2, o Velo Clube também ficou de fora, assim como o Noroeste, segundo no estadual. As novidades são os times da Série A4 (quarta divisão), que foi disputada pela primeira vez nesta temporada, e terá sete representantes: Vocem, XV de Jaú, Barretos, Francana, São-Carlense, Rio Branco e Taquaritinga.
PUBLICIDADE
Dos clubes da Série A1, apenas Mirassol, Portuguesa Botafogo de Ribeirão e Bragantino vão tentar o título. Os dois últimos irão disputar a competição com um time B / sub-23.
Fórmula de disputa
Os 26 times foram divididos em cinco grupos na primeira fase, sendo quatro grupos com cinco participantes e um grupo com seis agremiações, seguindo um critério de regionalização. Os grupos ficam assim divididos:
> Grupo 1: Votuporanguense, XV de Jaú, Grêmio Prudente, Mirassol e Assisense.
> Grupo 2: Francana, Monte Azul, Barretos, Botafogo e Comercial
> Grupo 3: Taquaritinga, XV de Piracicaba, São-carlense, Rio Claro e União São João
> Grupo 4: Capivariano, São Bento, Primavera, Bragantino e Rio Branco
> Grupo 5: Portuguesa, Juventus, EC São Bernardo, Oeste Barueri, São Caetano e União Suzano
O vencedor da competição pode escolher entre disputar a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro da Série D na temporada seguinte. O vice fica com a ‘sobra’.
1ª rodada
> Sex - 20h: Barretos x Comercial
> Sab – 10h: EC São Bernardo x São Caetano
> Sab – 15h: Rio Claro x São-carlense
> Sab – 15h: Taquaritinga x União São João
> Sab – 15h: São Bento x Capivariano
> Sab – 15h: Rio Branco x Primavera
> Sab – 15h: Juventus x Portuguesa
> Sab – 18h: Votuporanguense x XV de Jaú
> Dom – 10h: Vocem x Grêmio Prudente
> Dom – 15h: Monte Azul x Francana
> Seg – 15h: Oeste Barueri x União Suzano