Se você acha que a 2ª fase da ‘Bezinha’ do Paulistão será uma formalidade do que ocorreu na 1ª fase, com os melhores times seguindo sendo na parte de cima da classificação geral e os piores classificados tendo as maiores chances de eliminação, pode tirar o cavalinho da chuva. Para 2024 estou completamente vacinado. A 2ª fase da competição será igual a 2ª fase das Séries A2, A3 e A4 – um campeonato mais equilibrado, onde os piores classificados podem surpreender e tirar a classificação dos chamados ‘favoritos’.
PUBLICIDADE
Apesar da 2ª fase da ‘Bezinha’ ser diferente da A2, A3 e A4, por ser ainda em formato de grupos, as surpresas irão ocorrer. E porque digo isso? Pois o futebol no interior de São Paulo em todas as divisões está muito equilibrado.
A diferença do 1º para o 8º ou até mesmo para o 12º é mínima, e um único reforço que o time contrate para a 2ª fase, pode fazer toda uma diferença.
Para mim o maior sinal de alerta do que pode vir na ‘Bezinha’ vem justamente na principal divisão estadual do futebol brasileiro. E também na divisão acima da ‘Bezinha’ onde os melhores da 1ª fase não confirmaram sua superioridade na fase final.
PUBLICIDADE
Na Série A4, a 2ª, 3ª e 4ª campanhas (São-carlense, Taquaritinga e Barretos) foram eliminadas logo na 2ª fase para o 6º, 7º e 8º colocados na primeira fase (Rio Branco, Ska e União Barbarense). E a 6ª campanha, o Rio Branco, conquistou o acesso, vencendo a semifinal com o XV de Jaú (5ª campanha), fora de casa.
Nesta temporada, na Série A2, os quatro melhores times da 1º fase (São Bento, São José, Ferroviária e XV de Piracicaba) foram eliminados logo de cara pelos times que ficaram do 5º ao 8º lugar (Portuguesa Santista, Juventus, Velo Clube e Noroeste). No fim, os times que terminaram na 7ª e 8ª colocações na 1ª fase, conquistaram o acesso – Velo Clube e Noroeste.
Na A3, a 3ª campanha (Catanduva) caiu logo de cara para a 6ª campanha (Desportivo Brasil). E a 2ª campanha (EC São Bernardo) perdeu o acesso para o 4º melhor time da 1ª fase (Grêmio Prudente).
PUBLICIDADE
Por conta de tudo que ocorreu nesta temporada nas divisões de acesso do futebol paulista, que garantia temos que os melhores times da ‘Bezinha’ no momento – Ecus (1º), Tupã (2º), Araçatuba (3º) e Inter de Bebedouro (4º) estarão nas quartas de final; e que União Mogi (12º), Tanabi (11º), Flamengo de Guarulhos (10º) e Paulista (9º) serão os quatro eliminados? Nenhuma. Pois todos entram em condições iguais. E a campanha na 1ª fase somente vai ajudar a formar confrontos das quartas de final e também em uma eventual vantagem. Porém para estar nas quartas de final vai precisa pontuar. Vai ter que lutar. Vai ter que jogar bola. E se achar que o foi feito na 1ª fase é o suficiente para a 2ª fase, um aviso: a chance de não ser suficiente é enorme!
E viva ao futebol do interior e das divisões inferiores de São Paulo, onde o imprevisível nos fascina a cada dia que passa. E isso faz a paixão pelo futebol ser cada vez mais forte! Que seja uma grande 2ª fase da ‘Bezinha’!
CLASSIFICAÇÃO GERAL - Por aproveitamento no momento
1º Ecus 74% / 6v
2º Tupã 70% / 6v
3º Araçatuba 70% / 5v
4º Inter Bebedouro 67% / 6v
5º São Carlos 63% / 4v
6º Colorado 62% / 3v
7º Mauá 59% / 4v
8º Mauaense 56% / 4v
9º Paulista 52% / 3v
10º Flamengo 48% / 3v
11º Tanabi 37% / 3v
12º União Mogi 30% / 2v
13º Manthiqueira 30% / 2v
14º Olímpia 22% / 1v
15º Atlético Mogi 7% / 1v*
16º Fernandópolis 4% - 1v*
17º Barcelona 0% - 0v*
* eliminados ainda na primeira fase
Thiago Batista é jornalista e editor-chefe do Esporte Paulista.
Trabalha desde 2006 com jornalismo esportivo. Possui passagens no Lance (Caderno do Interior – cobrindo o Paulista), Agência Bom Dia, Jornal da Cidade, Jornal de Jundiaí, Rádio Cidade Jundiaí, Rádio Difusora Jundiaí, TV Japi e TVE Jundiaí. Desde 2009 mantém um site esportivo na internet – primeiro como Esporte Jundiaí e desde 2021 como Esporte Paulista.