Uma terça-feira histórica para o esporte brasileiro nos Jogos Olímpicos, que ocorrem em Paris. O Brasil conseguiu o bronze e conquistou o pódio na ginástica artística feminina por equipes na Olimpíada de 2024, pela primeira vez em sua história. A decisão emocionante aconteceu na tarde desta terça-feira. Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Jade Barbosa competiram durante a competição e entraram para história.
PUBLICIDADE
O bronze sela a quarta edição olímpica seguida com o país no pódio. Agora são sete medalhas. A primeira foi o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em Londres 2012. Na Rio 2016 foram três: prata para Zanetti novamente nas argolas, e prata e bronze no solo masculino com Diego Hypolito e Artur Nory, respectivamente. Em Tóquio 2020, Rebeca Andrade quebrou o tabu da ginástica feminina com ouro no salto e prata no individual geral.
O Brasil está ainda em outras cinco finais na ginástica artística. Rebeca e Julia estão na final na trave, e Rebeca e Flavinha na do individual geral. A campeã olímpica ainda defenderá o título no salto e disputará o solo. No masculino, Diogo Soares compete na final do individual geral.
Esta foi a quarta medalha do Brasil em Paris. O país já conquistou prata com William Lima, no judô, e bronzes com Larissa Pimenta, também no judô, e Rayssa Leal, no skate street.
A competição - Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira e Flávia Saraiva representaram o Brasil nas barras assimétricas. Depois, na trave de equilíbrio, Júlia Soares, Flavinha e Rebeca foram as concorrentes. No solo, as escolhidas foram Rebeca, Júlia e Flavinha, enquanto que no salto a equipe concorreu com Jade, Flavinha e Rebeca.
PUBLICIDADE
A medalha brasileira foi conquistada com um salto fantástico de Rebeca Andrade na última exibição brasileira na competição. Ela tirou nota 15.100, que foi maior que Simone Biles no aparelho nesta terça (14.900) e maior que sua média nos Jogos de Tóquio quando ganhou o ouro no salto (15.083).
Brasil teve os seguintes resultados nos quatro aparelhos:
- Salto: 42.366
- Barras: 41.199
- Trave: 39.966
- Solo: 40.966
Na classificação final, na soma dos quatro aparelhos, a medalha de ouro foi para os Estados Unidos com 171.296 pontos, com ampla vantagem em relação ao resto.
PUBLICIDADE
Itália levou a prata com a pontuação de 165.494, e o Brasil ficou com o bronze com 164.497 pontos. Grã-Bretanha terminou em quarto a 0.200 do Brasil (164.263).
Handebol sofre segunda derrota - Depois de uma belíssima estreia diante da Espanha e de um confronto bastante equilibrado na derrota para a Hungria, a seleção brasileira de handebol feminino acabou derrotada pela França por 26 a 20 nesta terça-feira, em seu terceiro compromisso pela fase de grupos dos Jogos Olímpicos de Paris.
Com uma vitória e duas derrotas, a equipe brasileira fica pressionada a buscar pelo menos mais um triunfo nesta etapa do torneio para buscar a classificação à próxima fase do torneio olímpico. O próximo compromisso está marcado para esta quinta-feira, diante da Holanda, às 4h.
