A grande gafe do dia -2 dos Jogos Olímpicos (é assim que o COI chama os eventos que começam dois dias antes da cerimônia de abertura), tem como personagem, algo quase invisível: os acréscimos do jogo. Um teste da Fifa para os jogos de futebol pode ter feito ocasionar toda a lambança na arbitragem.
PUBLICIDADE
Segundo o jornalista Hugo Balassone da TyC Sports, da Argentina, os 15 minutos de acréscimos no segundo tempo do jogo Marrocos x Argentina, pela fase de grupos do torneio de futebol masculino, foram ocasionados por um teste que a Fifa está fazendo: é o VAR que informa a arbitragem de campo, quando tempo o jogo ficou parado e precisa ser reposto.
“Em resposta à surpresa dos acréscimos de 15 minutos, digo-vos que foi indicado que seja colocado em funcionamento um cronómetro no VAR que tenha em conta o tempo perdido. É algo que está sendo colocado em teste”, escreveu o jornalista nas redes sociais.
Todos os quatro jogos já encerrados nesta edição da Olímpiada de Paris, tiveram acréscimos longos em pelo menos um período do jogo. O segundo tempo, o jogo que teve menor tempo de acréscimo, foi de nove minuto.
> Uzbequistão 1×2 Espanha: +8’ no 1ºT / +10’ no 2ºT
> Argentina 1×2 Marrocos: +3’ no 1ºT / +20’ no 2ºT
> Guiné 1×2 Nova Zelândia: +4’ no 1ºT / +14’ no 2ºT
> Egito 0×0 República Domincana: +1’ no 1ºT / +9’ no 2ºT
PUBLICIDADE
E a gafe olímpica ocorreu justamente no 15º minuto dos acréscimos. Aos 60 minutos do segundo tempo, os argentinos marcaram o 2º gol dentro de campo. Porém, uma invasão do campo logo na sequência gerou a interrupção da partida - quando o público, no estádio e em casa, imaginou que o jogo havia sido encerrado.
A princípio, todos imaginaram que o jogo havia sido encerrado logo depois do lance, e a torcida deixou o estádio aos poucos. COI e Fifa deram o jogo como encerrado inicialmente e depois com interrompido.
Após longa negociação, com os árbitros conversando com as duas delegações, ficou resolvido que a partida seria retomada para que mais três minutos fossem disputados. A principal razão era a conclusão de uma revisão do VAR no lance que havia gerado o segundo gol da Argentina.
A partida foi retomada, com o VAR anulando o gol argentino por impedimento na origem da jogada - e o placar, então, voltou a marcar 2 a 1 para os marroquinos. Os minutos restantes foram disputados, e o duelo terminou com vitória do time do continente africano e entrando para a história dos Jogos pelos incidentes. E pelos super acréscimos.