Uma estreia com cara de jogo da última rodada da fase de grupos. Em um grupo que tem a atual campeã do mundo, e uma ‘ex-campeã’, nada melhor que buscar a vitória para encaminhar sua classificação contra a chamada seleção mais fraca. Sem uma grande exibição, a seleção brasileira feminina venceu a Nigéria por 1 a 0, na sua estreia nos Jogos Olímpicos. O gol da vitória foi de Gabi Nunes, após grande passe de Marta.
PUBLICIDADE
Invictas em estreias – A seleção brasileira feminina nunca foi derrotada em uma estreia no torneio de futebol olímpico. Essa foi a oitava estreia, e o retrospecto é de seis vitórias e dois empates.
> 1996: BRA 2x2 NOR
> 2000: BRA 2x0 SUE
> 2004: BRA 1x0 AUS
> 2008: BRA 0x0 ALE
> 2012: BRA 5x0 CAM
> 2016: BRA 3x0 CHI
> 2020: BRA 5x0 CHI
> 2024: BRA 1x0 NIG
Situação no grupo – No outro jogo do grupo C, a Espanha derrotou o Japão, de virada, por 2 a 1. Com isso a classificação do grupo é a seguinte:
1º ESP 3pts (1sg / 2gp)
2º BRA 3pts (1sg / 1gp)
3º JAP 0pt (-1sg / 1gp)
4º NIG 0pt (-1sg / 0gp)
>>> Nos Jogos Olímpicos, as duas primeiras de cada grupo passam de fase. E das três terceiras colocadas nas suas chaves, as duas melhores passam ao ‘mata-mata’
Jogos difíceis – Os dois próximos jogos do Brasil serão os mais complicados nesta fase de grupos. No domingo, a seleção encara o Japão, ao meio-dia; e na quarta-feira, no mesmo horário, encara a Espanha. Japão foi campeão mundial na modalidade em 2011, enquanto a Espanha venceu a Copa do Mundo no ano passado.
PUBLICIDADE
Na história olímpica, Brasil tem melhor desempenho – Entre as quatro equipes da chave, Brasil tem melhor desempenho. Foi medalha de prata em duas edições (2004 e 2008) e em três vezes terminou na quarta colocação (1996, 2000 e 2016). Japão tem uma medalha de prata (2012) e um quarto lugar (2008). Nigéria está em sua quarta participação e apenas em Sydney-2000 e Atenas-2004 chegou as quartas de final (sendo eliminada). Espanha, acredite: está em sua primeira participação olímpica na história.
Handebol - Com uma atuação brilhante, a seleção brasileira feminina de handebol abriu a sua participação nos Olimpíadas de Paris com uma contundente vitória sobre a Espanha por 29 a 18. O resultado ganha ainda mais importância pelo fato de a equipe brasileira estar no considerado grupo mais complciado. Destaque do jogo, a goleira Gabi Moreschi comandou o time em quadra.
A última vitória das brasileiras sobre o adversário europeu em competições oficiais foi há dez anos. Integrante do grupo B, o Brasil volta a quadra no domingo para encarar a Hungria. Completam a chave, Holanda, França e Angola e Espanha. No grupo A, estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e Coreia.
Nesta edição da Olimpíada, as 12 seleções foram divididas em dois grupos com seis cada. As equipes se enfrentam em turno único e, ao fim das cinco rodadas, as quatro melhores avançam as quartas de final. No mata-mata, o primeiro colocado de uma chave encara o quarto da outra, enquanto o segundo enfrenta o terceiro.