Faltando dois dias para terminar os Jogos Regionais, que ocorrem em Itapetininga, a competição já conhece seu campeão e de forma antecipada. Sorocaba é matematicamente campeã da edição de 2024, sendo seu sétimo título consecutivo. Jundiaí já tem na matemática assegurado o vice-campeonato. A Secretaria Estadual de Esportes somente no sábado, na cerimônia de encerramento fará a confirmação oficial, porém pelo regulamento e matemática, mostram que é impossível qualquer mudança nas duas primeiras colocações.
PUBLICIDADE
Última vez que Sorocaba não foi campeã dos Regionais foi em 2015, na edição que ocorreu em Jundiaí e o título ficou com a cidade conhecida como ‘Terra da Uva’. Nos últimos doze anos, Sorocaba somente não venceu também em 2013 (título ficou com Jundiaí) e em 2020 e 2021 (pois não ocorreu os Jogos devido a pandemia da covid-19).
No século, Sorocaba começa a descontar uma vantagem que era enorme a favor de Jundiaí. A diferença que chegou a ser de 11 títulos a favor do Jundiaí agora está em quatro.
A cidade Terra da Uva ainda segue na frente com 13 conquistas gerais (2001 até 2011, 2013 e 2015), enquanto Sorocaba soma nove conquistas (2012, 2014, 2016 até 2019 e 2022 até 2024).
A matemática - Com 269 pontos, Sorocaba não tem mais como ser alcançada por Jundiaí, que soma 156 pontos. A diferença atual está em 113 pontos. Porém somente tem mais seis modalidades em disputa, nos dois dias finais nos Jogos Regionais (badminton, damas, futsal, caratê, malha e vôlei). Todas estas modalidades tem competições no masculino e feminino, exceto a malha que é mista. Cada título de modalidade faz uma cidade somar 9 pontos. O máximo que um município poderia somar nestes dois dias finais de Regionais, em Itapetininga, seria de 99 pontos.
Porém Sorocaba não irá zerar, pois ainda está em disputas no vôlei masculino (disputa do 3º), futsal feminino sub-21 (disputa ouro), futsal masculino sub-21 (semifinal), vôlei feminino (semifinal) e malha (disputa ouro). No mínimo somará mais 27 pontos, com boas chances de passar da marca dos 300 pontos.
Jundiaí está nas disputas do vôlei feminino sub-21 (semifinal), futsal feminino (disputa ouro) e futsal masculino (semifinal) e ainda somará pontos no vôlei masculino e caratê. No mínimo, Jundiaí somará 170 pontos no mínimo, mas não deverá passar da marca dos 200 pontos. Itapetininga tem 112, mas somente está nas disputas de malha (disputa bronze), damas masculino e caratê, devendo terminar os Jogos entre 120 e 140 pontos.
Região pode terminar com quatro no top-10 – Muito possível que a Região Metropolitana de Jundiaí termina os Jogos Regionais de 2024 com quatro cidades entre as dez melhores na classificação geral. No momento, essa classificação não ocorreria, por conta de Campo Limpo estar em 11º lugar com 42 pontos. Itupeva e Louveira devem ficar entre as dez melhores. Atualmente, Itupeva é 6ª colocada com 49 pontos e Louveira é 7ª com 48 pontos.
PUBLICIDADE
O resultado mostra uma evolução das cidades com menos de 125mil habitantes da Região Metropolitana de Jundiaí e estão participando dos Regionais. No ano passado, Itupeva [70mil habitantes] terminou em 9º (56pts), Louveira [52mil habitantes) em 13º (46pts) e Campo Limpo Paulista [78mil habitantes] em 20º (33pts).
O resultado poderia ser melhor caso outras cidades da região não abdicassem do direito de participar dos Jogos pelo segundo ano consecutivo – casos de Cabreúva [47mil habitantes], Jarinu [38mil habitantes] e Várzea Paulista [116mil habitantes].
Os esportes coletivos da Região de Jundiaí na quinta-feira – O futsal feminino de Jundiaí é finalista do torneio sub-21. Venceu Itapeva por 2 a 0 e faz nesta sexta-feira a disputa da medalha de ouro contra Sorocaba (19h).
Já a equipe masculina de Jundiaí está na semifinal do sub-21. Venceu Alumínio por 2 a 1 e encara Sorocaba (10h30).
O vôlei feminino de Jundiaí é também semifinalista. Venceu Itapevi no torneio sub-21 por 2 sets a 0 (25/8 e 25/6) e agora encara Santana de Parnaíba (14h30). Na mesma competição, Itupeva disse adeus ao perder em sets diretos para Boituva (25/13 e 25/23). Na categoria livre, Louveira é semifinalista venceu Pilar do Sul por 2 sets a 0 (25/9 e 25/13) e enfrenta Iperó nesta sexta (13h).
PUBLICIDADE
No vôlei masculino sub-21, Louveira tirou Jundiaí da competição com vitória categórica: 2 sets a 0 – parciais de 25/12 e 25/17. Na mesma categoria, Campo Limpo está na semifinal com vitória sobre Santana de Parnaíba por 2 sets a 0 (25/22 e 25/18). Louveira e Campo Limpo fazem o clássico regional na semifinal nesta sexta (10h).
Caratê – No primeiro dia de disputas do caratê a região de Jundiaí conquistou 20 medalhas. Foram treze de Jundiaí (sendo dez de ouro), quatro de Louveira (uma de ouro) e três de Itupeva. As medalhas da região foram as seguintes:
- Sabrina Karihayashi (Jundiaí): ouro no kata
- Victor William Teodoro De Andrade (Jundiaí): ouro no kata
- Equipe feminina de Jundiaí (Deise / Keyla / Emily): ouro no kata por times
- Equipe masculina de Jundiaí (Victor / Ila / Willyan): ouro no kata por times
- Emilly Amorim Cordeiro (Jundiaí): ouro no peso leve
- Thalita Ferreira Moraes (Jundiaí): ouro no peso meio-leve
- Ester Cassiane Rodrigues Carvalho (Jundiaí): bronze no peso médio
- Gabrielle Matto da Luz (Jundiaí): ouro no meio-pesado
- Roberta dos Santos Sultero (Jundiaí): ouro no absoluto
- Leonardo do Amaral Lima (Jundiaí): ouro no peso pena
- Willyan Lopes (Jundiaí): ouro no peso meio-pesado
- Victor William Teodoro De Andrade (Jundiaí): prata no peso pesado
- Diego Ferreira Moraes (Jundiaí): prata no absoluto
- Katiana Lima Pupo (Itupeva): prata no meio-pesado
- Sabrina Rosa de Souza (Itupeva): prata no peso-pesado
- Rodrigo Theodoro Guimarães (Itupeva): bronze no peso leve
- Mariana de Oliveira Guaratini (Louveira): bronze no peso-pesado
- Jose Vitor Reis Alves (Louveira): prata no peso pena
- Elias Gonçalves Silvino (Louveira): prata no peso médio
- Bruno Alves Nascimento (Louveira): ouro no peso-pesado