Copa do Brasil ganhou outro significado após Silvio Santos comprar direitos para o SBT - Esporte Paulista Esporte Paulista: Copa do Brasil ganhou outro significado após Silvio Santos comprar direitos para o SBT

Copa do Brasil ganhou outro significado após Silvio Santos comprar direitos para o SBT

17/08/2024 - 13:44

Se a Copa do Brasil é hoje um torneio relevante e que 10 de 10 times brasileiros querem conquistar muito se deve a Sílvio Santos. Além de ser um comunicador em excelente nível, o ‘Patrão’ tinha um excelente timing como empresário. Ao comprar os direitos de transmissão da Copa do Brasil para ser transmitida para o SBT, Silvio Santos mudou o status da competição, que rende até hoje a segunda maior audiência de todos os tempos da história da emissora que criou. E fez o torneio ser cobiçado por todos. E sempre rendendo grandes audiências.

PUBLICIDADE

A Copa do Brasil começou em 1989 e era um torneio irrelevante até 1994. As suas finais variam de emissora e sem muito destaque. Exemplo foi a final da Copa do Brasil de 1990, entre Flamengo e Goiás, com o primeiro jogo sendo disputado em uma tarde de quinta-feira, em Juiz de Fora, com mando do Flamengo. Detalhe: uma final sem transmissão pela televisão.

Porém tudo mudou no fim de 1994, começo de 1995. O SBT passava por um processo profundo de mudanças em sua grade de programação. E uma das apostas foi no futebol. E compraram a Copa do Brasil. Uma aposto que teve enorme êxito.

A emissora comprou os direitos exclusivos de transmissão, mudou a cara do torneio, investiu alto em publicidade na imprensa escrita, fez um barulho nunca antes visto, e conseguiu atrair o público para ver os jogos pela TV. E os 'grandes' tem que ter sorte. 

O SBT de Silvio Santos na 1ª edição que transmitiu da Copa do Brasil, a final teve o time mais popular de São Paulo, o Corinthians, contra um dos times mais vencedores do futebol brasileiro nos anos 90, o Grêmio. 

PUBLICIDADE

A segunda partida da final da Copa do Brasil de 1995, em Porto Alegre, com vitória corintiana por 1 a 0, gol de Marcelinho Carioca, rendeu média de 42 pontos de audiência e pico de 54 pontos de audiência no Ibope em São Paulo ao canal de Silvio Santos. Foi o maior índice da emissora em todos os tempos até então. Essa marca somente seria superada pela final da primeira edição da Casa dos Artistas, reality show inspirado no Big Brother, em 2001, que fez média de 47 e pico de 55 pontos.

O SBT ainda ficou com a exclusividade da competição por mais dois anos, com os títulos de Cruzeiro e Grêmio sobre Palmeiras e Flamengo, respectivamente. E sempre registrando bons índices de audiência. 

Em 1998, a Globo voltou ao torneio, que seguiu transmitido pelo canal de Silvio Santos por mais um ano. Desde então, a ‘Vênus Platinada’ nunca mais largou a Copa do Brasil. Atualmente a Copa do Brasil, paga mais de R$ 500 milhões em premiação. E muito graças a ousadia de Silvio Santos em apostar no torneio para ser exibido no SBT.

Postagens relacionadas