Paulista enfrenta a Inter de Bebedouro, neste sábado, ás 15h, com apenas um pensamento: terminar com uma das quatro melhores campanhas da ‘Bezinha’ e assim ter a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols (empate no placar agregado). E ter a vantagem é muito importante, pois por não ter a vantagem o Galo já foi eliminado na história da ‘Bezinha’. Por outro lado, já conquistou dois títulos justamente por ter a vantagem do empate no agregado.
PUBLICIDADE
Neste século, o Paulista já participou de 15 confrontos, onde esteve na fase eliminatória e havia o componente da vantagem no placar agregado de um confronto. Em oito, o Galo teve a chamada vantagem de poder empatar no agregado. E o aproveitamento do Tricolor com a vantagem é altíssimo: 87,5%.
Somente perdem uma única vez, quando teve a vantagem. Foi justamente no último confronto ‘mata-mata’ – oitavas de final da ‘Bezinha’ de 2021, quando caiu para o Grêmio Prudente por 2 a 1 no agregado – muito em função da derrota que sofreu em Presidente Prudente por 2 a 0.
Nas outras sete vezes que teve a vantagem, em três precisou usar esse artificio para conseguir a classificação.
Em 2009, na semifinal da Copa Paulista, os dois confrontos contra o Botafogo de Ribeirão terminaram empatados, e o 4 a 4 no agregado fez o Paulista passar para final pela vantagem.
No ano seguinte, o Paulista enfrentou o RB Brasil na final da Copa Paulista e com dois empates por 1 a 1, conseguiu o título (com gol salvador de Rodrigo Sabiá, aos 44min do 2º tempo).
PUBLICIDADE
Em 2019, na decisão da ‘Bezinha’, o Galo enfrentou o Marília e foram dois empates. O 3 a 3 no agregado, com gol do título de João Paulo, aos 44min da etapa final, garantiu o último título do Tricolor na história do futebol profissional até hoje.
Nas sete vezes que o Paulista não teve a vantagem, nunca foi eliminado pelo empate no agregado. Conseguiu a vitória em cinco oportunidades e somente perdeu duas séries – derrotas doídas – semifinal da Série B do Brasileirão de 2002, com direito a levar 6 a 1, em casa do Fortaleza, na ida; e na final da Copa Paulista de 2009, com direito a levar 5 a 1 no jogo da volta.
Por isso, para o Paulista a vitória neste sábado, contra a Inter de Bebedouro, às 15h, é muito importante. Pois assim, o Galo começa na frente do seu rival, que ainda será conhecido, o confronto das quartas de final. E difícil derrubar o Tricolor com vantagem em uma mata-mata.
Os 15 ‘mata-matas’ que o Paulista esteve ou havia a questão do empate no agregado para definir um classificado
- 2002 – Série B – Quartas de final – Vantagem: SPT – Agregado: Paulista 3x2 Sport
- 2002 – Série B – Semifinal – Vantagem: FOR – Agregado: Fortaleza 8x3
- 2009 – Copa Paulista – Quartas de final – Vantagem: SER – Agregado: Paulista 4x3 Sertãozinho
- 2009 – Copa Paulista – Semifinal – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 4x4 Botafogo de Ribeirão – PTA classificado pela melhor campanha
- 2009 – Copa Paulista – Final – Vantagem: VOT – Agregado: Votoraty 6x3
- 2010 – Copa Paulista – Quartas de final – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 4x2 São Bernardo FC
- 2010 – Copa Paulista – Semifinal – Vantagem: LIN – Agregado: Paulista 5x3 Linense
- 2010 – Copa Paulista – Final – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 2x2 RB Brasil – PTA campeão pela melhor campanha
- 2011 – Copa Paulista – Quartas de final – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 5x1 Audax São Paulo
- 2011 – Copa Paulista – Semifinal – Vantagem: VEL – Agregado: Paulista 5x1 Velo Clube
- 2011 – Copa Paulista – Final – Vantagem: COM – Agregado: Paulista 3x2 Comercial
- 2019 – Bezinha do Paulistão – Quartas de final – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 4x0 Assisense
- 2019 – Bezinha do Paulistão – Semifinal – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 4x1 Flamengo/GUA
- 2019 – Bezinha do Paulistão – Final – Vantagem: PTA – Agregado: Paulista 3x3 Marília – Paulista campeão por ter melhor campanha
- 2021 – Bezinha do Paulistão – Oitavas de final – Vantagem: PTA – Agregado: Grêmio Prudente 2x1 Paulista