Quebrado financeiramente há duas décadas, com sua economia cada vez piorando, e com suas competições valendo menos que um imóvel na Avenida Paulista, era para a Argentina não dominar mais as competições do futebol sul-americano, especialmente pelo futebol brasileiro receber altas quantias de dinheiro e investimento cada vez mais forte (além da economia ter dado uma melhorada nos últimos tempos). Porém dentro de campo isso não está sendo refletido.
O Racing venceu o Cruzeiro por 3 a 1, neste sábado, e fez a Argentina chegar ao dobro de títulos que o futebol brasileiro na Copa Sul-Americana. Isso ocorrendo em uma era de riqueza financeira do futebol brasileiro e de pobreza econômica do futebol argentino.
PUBLICIDADE
O futebol argentino agora coleciona 10 conquistas da Copa-Sul-Americana em 22 edições disputadas (2 títulos de Boca Juniors e Independiente, 1 título de River Plate, Lanús, San Lorenzo, Defensa Y Justicia, Arsenal de Sarandí e agora Racing).
A Argentina esteve presente com pelo menos um representante em 15 das 22 finais.
Os ‘hermanos’ agora colecionam o dobro de títulos que o futebol brasileiro. O Brasil tem apenas cinco taças (2 do Athletico-PR, 1 de São Paulo, Inter e Chapecoense).
PUBLICIDADE
É a terceira final consecutiva entre Brasil x Argentina em Copa Sul-Americana que termina com os argentinos conquistando a taça. Em agora seis finais entre Brasil x Argentina, o futebol argentino levou a melhor em quatro.
Finais Brasil x Argentina na história da ‘Sula’
- 2008 – Inter 2x1 Estudiantes (agregado, após prorrogação)
- 2010 – Independiente 3(5)x(3)3 Goiás (agregado)
- 2012 – São Paulo 2x0 Tigre (agregado)
- 2013 – Lanús 3x1 Ponte Preta (agregado)
- 2017 – Independiente 3x2 Flamengo (agregado)
- 2024 – Racing 3x1 Cruzeiro (jogo único)
O futebol argentino pode não estar financeiramente vivendo a melhor situação, porém dentro de campo ainda consegue competir com futebol brasileiro – e beliscar taças (e até comemorar com sua seleção títulos de Copa América e Copa do Mundo nos últimos anos).