Após oito anos, o Guarani está de volta a Série C do Campeonato Brasileiro. O Bugre foi rebaixado nesta terça-feira, ao empatar em casa, por 0 a 0 com o Amazonas, pela 36ª rodada da Série B. Quem também está perto de voltar a Série C é o Ituano, que perdeu do América Mineiro, fora de casa, por 3 a 2.
PUBLICIDADE
Com apenas 32 pontos ganhos, o Bugre somente chega a 38 ao fim da Série B e não tem como ultrapassar o CRB, primeiro fora do Z-4, que soma 39 pontos. Guarani está na lanterna da competição.
Pela terceira vez, o Guarani cai da Série B para a Série C do Brasileirão. A primeira queda ocorreu em 2006. Ficou na Terceirona em 2007 e 2008. A segunda queda ocorreu em 2012, quando ficou quatro temporadas na Série C.
Voltou a Série B em 2016, e nestas oito temporadas, em duas lutou até o fim para não cair, se livrando nas rodadas finais, e agora a queda foi inevitável.
PUBLICIDADE
A temporada 2024 do Guarani é uma das piores de todos os tempos do clube: em 47 jogos, entre Série B e Paulistão, foram apenas 10 vitórias, 11 empates e 16 derrotas. Um ano de rebaixado.
Em jogo que teve virada no placar, o Ituano perdeu do América-MG por 3 a 2 e está próximo de voltar a Série C. Com 34 pontos, o Galo de Itu precisa vencer os dois jogos finais e torcer que o CRB some apenas um ponto no período para não cair.
O Ituano jogou a Série C pela última vez em 2021, quando foi campeão. E três temporadas na Série B, o time deve se despedir neste mês da ‘Segundona’.
No outro jogo da terça-feira, o Ceará derrotou o Botafogo, em Ribeirão Preto, por 4 a 1. O Vozão tirou o Sport do G-4, e agora somente depende de si para conquistar o acesso a elite do futebol brasileiro.