O futebol amador jundiaiense quando se afunila é bastante equilibrado. Pela 8ª vez nas últimas dezesseis finais, o jogo de ida da decisão terminou em empate. Ponte Preta e Jamaica ficaram no 1 a 1 no Dal Santo, neste domingo, valendo o título do Amador de Jundiaí em 2024 (nota da redação: inicialmente saiu 8 das últimas 15 finais, mas o correto é 8 das últimas 16 decisões).
Segundo jogo e decisivo da série ocorre no próximo domingo, no Dal Santo, entre 9h e 10h da manhã (tabela marca 9h, mas na prática começa às 10h). A decisão do Amador de Jundiaí teve profissional deixando o seu.
PUBLICIDADE
Fazia seis anos que um jogo de ida da final do Amador de Jundiaí não terminava empatado. Última vez ocorreu em 2018m, quando Estrela e Jahmarley ficaram no 2 a 2.
As últimas 8 finais do Amador que terminaram empatadas (de 16 edições recentes)
2024 - Jamaica 1x1 Ponte Preta
2018 - Estrela da Ponte 2x2 Jahmarley
2017 - Palmeiras 0x0 Ponte Preta
2013 - Jamaica 1x1 Palmeiras
2011 - Marlene 0x0 Shangai
2010 - Estrela da Ponte 1x1 Marlene
2009 - Marlene 0x0 União da Vila
2007 - Palmeiras 0x0 União da Vila
Outro dado interessante dessa final, é que os dois finalistas seguem invictos em partidas de ida da decisão. Essa foi a sexta final da Ponte, que agora acumula quatro vitórias e dois empates em confrontos de ida. Jamaica disputa uma decisão pela terceira vez, e acumula uma vitória e dois empates.
A final do Amador de Jundiaí começou bastante polêmica com um gol muito mal anulado do Jamaica, com 4 minutos de jogo.
Através do recurso eletrônico, o Esporte Paulista chegou à conclusão que o atleta do Jamaica que fez o gol não estava impedido. Defensor da Ponte no centro da área, dava condições.
A Ponte que nada tem a ver com os erros de arbitragem, chegou ao seu gol, na metade do primeiro tempo, com Alex Ruela, após o goleiro Gabriel soltou a bola.
PUBLICIDADE
Os dois times tiveram uma grande chance cada de gol – Ponte mandou bola na trave no fim do primeiro tempo e o Jamaica chance cara a cara com goleiro no começo da etapa final.
Porém aos 5 minutos, pênalti corretamente foi marcado para o Jamaica, no qual Filipinho converteu com categoria.
O camisa 10 do Jamaica não é o atleta que foi campeão da ‘Bezinha’ do Paulistão pelo Paulista e está confirmado para defender o Galo na Série A4 do Paulistão. É sim o Filipinho, do São Bento de Sorocaba (informação escrita equivocada aqui anteriormente).
A Ponte ainda teve uma grande chance de gol no segundo tempo, mas os dois times procuraram não se expor na segunda metade do período final, e com empate ficando decretado neste primeiro jogo.
O Jamaica, do técnico Falcão, começou a decisão com Gabriel; Mateus, Wesley, Grasson e Vilela; Rodolfo, Lorenzi e Filipinho; William, Benedito e Alisson.
A Ponte, do treinador Thuka, iniciou com Cleber; Vitinho, Sabiá, Eder Sciola e Rudson; Lobo, Renan e Barboza; Alex Ruela, Felipinho e Caio.
O jogo teve arbitragem de Lucas Silva; auxiliado por Lucas Lopes e Rafael Rodrigues.
Jogos da volta – Desde 2007, foram 15 finais do Amador com jogos de ida e volta. E todas as 15 partidas de volta já disputadas tiveram gols.
PUBLICIDADE
O mais próximo que ficou do 0 a 0 foi Shangai e Marlene em 2011, quando o gol do título do Shangai (1 a 0) foi anotado apenas aos 37 minutos do segundo tempo, após pênalti convertido por Jê.
No próximo domingo, se a partida final do Amador terminar empatada, o campeão do Amador de Jundiaí será definido nos pênaltis.