Rita Orsi não para de acumular conquistas. Campeã mundial de handebol em 2013, em cargo na comissão técnica da seleção brasileira, multicampeã no comando do JHC/Time Jundiaí, agora terá um novo desafio na carreira: será a primeira mulher neste século a ser secretária de esportes de Jundiaí. Ela irá substituir a partir de 1º de janeiro de 2025, a Luís Cláudio Tarallo, que ocupava a função.
PUBLICIDADE
Rita Orsi, que completou 61 anos no dia 1º de dezembro, é reconhecida no esporte brasileiro como uma figura pioneira e inspiradora, especialmente para as mulheres, contribuindo diretamente para o esporte local, incentivando práticas esportivas e fortalecendo as bases de várias modalidades na cidade, como o handebol.
Desde 1985, Rita Orsi é servidora pública, trabalhando pela Prefeitura de Jundiaí, especialmente com handebol, seja alto-rendimento, mas especialmente a iniciação e a formação de novos e novas atletas.
Rita é também professora na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí, desde 1988.
Orsi tem ainda no currículo passagens pela cidade de Paulínia, no ano de 2003, e pelo selecionado paulista nos JEB´S e Jogos da Juventude por 10 edições.
PUBLICIDADE
Pela seleção brasileira de handebol, via a Confederação Brasileira de Handebol, sua primeira participação foi em 1997, no Mundial Júnior, na Costa do Marfin, como auxiliar técnica. Além disso já passou pelas categorias cadete e juvenil. Desde 2005, em duas passagens, Rita trabalha com a equipe adulta da seleção.
Rita também ajudou a fundar em 1991 o Jundiai Handebol Clube, o JHC, atualmente JHC / Time Jundiaí. Um projeto vencedor com conquistas de Jogos Regionais e Abertos e títulos em diversas categorias do Campeonato Paulista.
Não será o primeiro cargo diretivo de Rita Orsi na Prefeitura de Jundiaí, envolvendo o esporte em seu todo – entre 2017 e 2020 foi diretora do departamento de rendimento de esportes da cidade.
O governo de Gustavo Martinelli como prefeito voltará a adotar a nomenclatura ‘Secretaria’ para as suas pastas e não ‘Unidade de Gestão’ que não caiu no gosto popular da população nestes oito anos de Luiz Fernando Machado a frente da Prefeitura de Jundiaí.
PUBLICIDADE
Rita Orsi esteve como supervisora da seleção de Handebol Feminina nos Jogos Olímpicos de Paris, neste ano, quando o Brasil foi quadrifinalista no handebol feminino. Um ano antes, na mesma função foi campeã dos Jogos Pan-Americanos 2023. Rita tem quatro títulos do Pan na carreira.