Uma enorme polêmica no futebol de base do Brasil atingiu em cheio a copa Votorantim sub-15, um dos principais torneios da categoria do futebol brasileiro. Treze dos 16 times inicialmente previstos a participar do torneio, optaram por desistir da competição. O motivo: a presença do Corinthians. Detalhe: a competição começa nesta sexta-feira.
PUBLICIDADE
Na última quinta-feira, as equipes do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) boicotaram a Copa Votorantim Sub-15 após o Corinthians confirmar sua participação na competição.
Deixaram a Copa Votorantim o Palmeiras, São Paulo, Guarani, Santos, Ferroviária, Novorizontino, América-MG, Cruzeiro, Juventude, Goiás, Sport, Fortaleza e Bahia - justamente as que ameaçaram o boicote.
Para repor essas saídas, a organização do torneio, em conjunto com a diretoria alvinegra, buscou dez equipes de São Paulo para completar as tabelas - esses ainda não tiveram seus nomes divulgados.
Com isso, sobraram o Corinthians e os dois times da cidade - Votoraty e a seleção de Votorantim no que é considerada até então o principal campeonato da categoria no país.
PUBLICIDADE
A Prefeitura de Votorantim, que organiza torneio, buscou nove equipes do estado de SP, para repor as perdas, mas deixando a competição esvaziada.
Em contrapartida, seis times resolveram forma a sua própria competição no mesmo período – a Copa Conexão São Paulo-Nordeste. O grupo A terá Palmeiras, São Paulo e Santos. O grupo B terá Sport, Bahia e Fortaleza.
O que era a Copa Votorantim sub-15
Grupo A: São Paulo, América-MG, Novorizontino e Fortaleza
Grupo B: Santos, Juventude, Votoraty e Bahia
Grupo C: Corinthians, Goiás, Ferroviária e Guarani
Grupo D: Palmeiras, Cruzeiro, Seleção de Votorantim e Sport Recife
Como ficou a Copa Votorantim sub-15
Grupo A: Corinthians, Seleção de Votorantim, Lemense e Paulínia
Grupo B: Votoraty, Prata da Casa, União São João e Noroeste
Grupo C: Inter de Limeira, Rio Branco, Aster e São Bento de Sorocaba
Porque o boicote ocorreu
O Corinthians foi excluído na última sexta-feira do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro, entidade que une gestores de bases das principais equipes do Brasil e fiscaliza negociações de jovens atletas.
PUBLICIDADE
A expulsão do Corinthians foi motivada por uma reclamação iniciada pelo Palmeiras, que acusou o Timão de levar um atleta de seu time sub-14, o que fere o código de ética do Movimento.
Existe entre os membros da organização, um pacto que impede a integração de jogadores entre 10 e 14 anos a outras agremiações. Essa proteção foi criada por ideia dos próprios clubes, já que não há legislação específica no Brasil sobre esse tema.
Segundo o Movimento, o Corinthians se recusou a devolver o atleta do Palmeiras. Com isso, o Timão foi excluído do Movimento dos Clubes Formadores.
Após a exclusão, o Movimento ainda emitiu nota avisando que vários de seus integrantes vão boicotar a Copa Votorantim sub-15, um dos mais importantes torneios de base do Brasil, caso o Corinthians não seja excluído da competição. Fato consumado.