Barretos, cidade que recebe nesta quarta-feira, o líder da Série A4, o Paulista, contra justamente o Barretos Esporte Clube, deverá ter calor forte neste dia. Porém outra atenção a todos os presentes na cidade neste dia será contra dengue. A cidade vive uma ‘guerra’ contra essa epidemia.
PUBLICIDADE
Em Barretos, a incidência de casos de dengue está concentrada em dois locais: em bairros da Zona Norte e na região central, tendo inclusive um grande índice de recusa dos moradores em aceitar o trabalho dos agentes da cidade.
O estádio Antônio Gomes Martins, o Fortaleza, fica justamente na região central da cidade. Apesar de oficialmente o estádio ficar no bairro Fortaleza, em algumas publicações aparece como Centro – inclusive o Google Maps.
Nesta terça-feira, o prefeito Odair Silva irá publicar Decreto Municipal de Epidemia da Dengue, na cidade.
PUBLICIDADE
“Com o decreto, a cidade de Barretos irá se enquadrar como outras cidades da região, com um município que está vivendo uma epidemia de dengue. Não é para todos morrerem de medo, e sim que todos assumam o compromisso de ser combatente na eliminação do mosquito transmissor”, afirmou o prefeito Odair Silva.
Com o Decreto de Epidemia de Dengue, o Instituto Adolfo Lutz não precisa mais fazer os testes para dengue – todo quadro sintomático da doença, será entendido na cidade como um caso positivo.
O tratamento na rede municipal será conforme os sintomas, com a dengue tipo A (leve), tipo B (moderada), tipo C (necessita de internação) e a tipo D (grave). Segundo o secretário de saúde da cidade, Kleber Rosa, a cidade não está com sobrecarga hospitalar.
PUBLICIDADE
Recomenda-se, para quem for a Barretos acompanhar a partida os seguintes cuidados, para evitar ser picado pelo mosquito da dengue:
- Proteger as áreas do corpo em que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas
- Usar repelentes à base de DEET, IR3535 ou de icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas
Em caso de febre, dor de cabeça, dores atrás dos olhos ou no corpo, náuseas e manchas na pele, procure imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
Não faça uso de medicamentos sem conhecimento médico. Em caso de dengue, o uso inadequado de certos remédios pode agravar o quadro de saúde.
Calor
Até quarta-feira, Barretos enfrentará altas temperaturas podendo chegar a 34º C. O Alerta é da Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
De acordo com Boletim Meteorológico Especial, a previsão indica a atuação de uma massa de ar quente, que aumentará a sensação de calor e abafamento em diversas regiões do estado.
As temperaturas devem atingir 34°C nas Regiões de Presidente Prudente, Barretos e Franca.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda que evite-se a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, das 10h às 16h, e utilize protetor solar, bonés ou chapéus e roupas leves. Também é essencial manter a hidratação constante, bebendo bastante água ao longo do dia.
O jogo Barretos e Paulista será noturno na quarta-feira – começa a partir das 20h.