O esquiador Cristian Ribera, de 23 anos, que mora em Jundiaí, foi campeão na Copa do Mundo de esqui cross-country paralímpico, realizada em Val di Fiemme, na Itália, no último final de semana.
PUBLICIDADE
O atleta, formado no Peama, venceu a prova rápida para a classe sitting (sentado), no sábado, com o tempo de 2min29s3.
Ribera ainda conquistou a prata na prova de 10km, no domingoEle fez a distância em 24min55s9, sendo superado pelo chinês Zhongwu Mao, que concluiu a prova em 24min53s5.
“Saí super satisfeito com os meus resultados, claro, não só pela vitória, mas por ter conseguido executar exatamente o que planejei para a prova. Saber que, quando precisei daquele gás extra, daquela motivação e daquele último esforço, estava inteiro e preparado, é muito gratificante. É uma pista que provavelmente será utilizada nos Jogos Paralímpicos, então é muito bom conhecê-la e entender ao máximo o que podemos aprender para nos preparar da melhor forma”, declarou.
PUBLICIDADE
Cristian nasceu com artrogripose – doença congênita das articulações das extremidades – e, em busca de tratamento, mudou-se de Rondônia para Jundiaí.
Ele começou no esporte com 15 anos, quando foi o atleta mais jovem a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Já passou por 21 cirurgias para a correção das pernas.
No final do ano passado, Cristian conquistou três medalhas de ouro na Copa do Mundo de esqui cross-country, disputada em Vuokatti (Finlândia). Ele foi campeão na prova rápida, na de 10km na categoria sitting e na prova de mass start 10km.

