Projeto de Lei pode tornar estação Paulista / Jundiaí

15/02/2025 - 04:37

Um projeto de lei de autoria do deputado Simão Pedro (PT-SP) pode tornar a estação da Vila Arens, em Jundiaí, em estação Paulista / Jundiaí. A alteração visa resgatar a história do Paulista, que tem sua história de fundação inteiramente ligada a Companhia Paulista de Trens.

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A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu o protocolo com projeto de lei 74/2025 na última semana. O projeto consiste na alteração do nome da Estação Jundiaí da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para Estação Paulista/Jundiaí. 

O projeto passará pelo processo de tramitação da Assembleia, antes de entrar em votação em plenário. 

Caso seja aprovado, a Estação Jundiaí passará a se chamar Estação Paulista/Jundiaí.

Em 2004, o projeto para alterar a estação Barra Funda, para estação Barra Funda/Palmeiras entrou em tramitação em abril. 

O projeto entre discussões nas comissões até aprovação demorou dois anos para ser aprovado pela Assembleia. Foi sancionado pelo então governador Claudio Lembo, 15 dias após aprovação da ALESP.

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Porém em 2015, o projeto para renomear a estação Mooca para Juventus-Mooca, demorou apenas cinco meses. 

Foi protocolado o projeto em junho, e em novembro foi aprovado pelo plenário da Assembleia e o governador da época Geraldo Alckmin, assinou no mesmo mês a lei, promovendo a alteração.


O projeto

De acordo com o Deputado Estadual, Simão Pedro (PT) em sua justificativa, o Galo, como é chamado pela sua torcida, cresceu ao longo das décadas desde a sua fundação em 1909, junto ao desenvolvimento da cidade e a expansão da ferrovia, é um patrimônio imaterial de Jundiaí e no ato da sua criação, surgiu por meio de trabalhadores que atuavam na Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

“É padrão, tanto da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) quanto do Metrô de São Paulo, a valorização do futebol para com a ferrovia através da nomenclatura de suas estações, pelo qual três aspectos podem ser levados em conta para a tomada de decisão: a proximidade de estações a estádios de futebol, o que auxilia na mobilidade urbana do município e deslocamento de grandes massas de torcedores”, cita o projeto em sua justificativa inicial.

“Estações Palmeiras-Barra Funda (1,3 km), Corinthians-Itaquera (1,0 km), São Paulo-Morumbi (1,5 km) Portuguesa-Tietê (1,3 km) e Juventus-Mooca (1,0 km) se enquadram; pelo apelo histórico, conectado ao bairro ou à ferrovia, da respectiva equipe com o local em que a estação está inserida, cujas estações Juventus-Mooca e São Paulo-Morumbi fazem parte”, segue parte do projeto.

“Em forma de homenagem à importância e relevância de um determinado clube praticante do esporte mais popular do país, caso da Estação Santos-Imigrantes, uma vez que a equipe de mesmo nome joga na cidade de Santos, cuja Rodovia dos Imigrantes é seu principal ponto de acesso a partir da cidade de São Paulo”, está escrito em outra parte do Projeto de Lei.

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No caso do Paulista, seu estádio Jayme Cintra, está a 2,8 km da estação de Jundiaí da Linha 7, o que pode diminuir para 1 km caso uma nova ponte de ligação seja construída, diz ainda parte do projeto, para justificar a importância da alteração.

O projeto destaca diversos motivos pelos quais a Estação deve mudar de nome, como a relação entre futebol e ferrovia no âmbito brasileiro, a conexão entre a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, o Paulista Futebol Clube e a atual Estação Jundiaí, as já existentes estações com homenagens a clubes de futebol e mais.

Sempre lembrando que o clube, foi fundado 17 de maio de 1909, e tem ligação direta com a Companhia de Trens.

Funcionários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, simpatizantes e jogadores do antigo Jundiahy Foot Ball Club (clube que existiu entre 1903 e 1908) decidem refundar, em frente à Locomotiva nº 34, estacionada no pátio de manobras, perto da fundição, o Paulista Foot Ball Club (renomenado anos depois como Paulista Futebol Clube) em homenagem à empresa que sempre prestigiava os eventos do antigo clube.

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"O Paulista está voltando a ser protagonista na cidade. Entre tantas ações que fizemos ao longo dos anos, esse é mais um projeto que visa reforçar a marca do clube tanto em Jundiaí quanto no estado. Vamos torcer agora pelo andamento do projeto", pontuou o presidente Raphael Donadell.

O projeto tem atuação do vereador Henrique Parra (PSOL), foi escrito durante todo o ano de 2024 a várias mãos por diretores, conselheiros e sócios-contribuintes do Galo - fundadores do grupo De Volta aos Trilhos, entre eles Gustavo Amorim, Jonas Oliveira, Lucas Rodrigues, Lucas Camanho, Ivan Gottardo e Rodrigo Malpaga.

O projeto recebeu apoio da diretoria executiva e o conselho de administração do clube, especialmente do 2º secretário da Diretoria Executiva, Paulo Taffarelo.

"Com o tempo, a relação do clube com a ferrovia acabou se perdendo. Nosso objetivo é reviver essa história e reconhecer a importância umbilical que o clube teve com a ferrovia, já que foi fundado pelos trabalhadores da Paulista", disse o ex-vice-presidente e atual conselheiro do Galo, Lucas Rodrigues.

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