Na terça-feira, foram revelados os grupos e participantes da Copa Paulista de 2025. E um dia depois, o Esporte Paulista traz um balanço de como chegam cada uma das equipes para o torneio, que começa em 15 de junho.
PUBLICIDADE
GRUPO 1
Noroeste – O clube anunciou na última semana seu novo treinador: trata-se de Ivan Canela, que nas três últimas temporadas estava no Catanduva.
Grêmio Prudente – Anunciou nesta quarta-feira seu novo treinador: trata-se de Rogério Corrêa, campeão do Paulistão A3 e vice da Copa Paulista no ano passado, pelo Votuporanguense.
Linense – O clube está em processo de mudanças. Na segunda-feira, o executivo de futebol Breno Lucena, pediu desligamento e não seguirá no clube. Equipe está sem treinador, desde 20 de março, quando Gerson Gusmão, deixou o clube.
Monte Azul – No último sábado, o clube foi vice-campeão do Paulistão A3, ao perder a final para o Sertãozinho, no agregado por 4 a 1. O clube é atual campeão da Copa Paulista e deve jogar a competição, em sua fase inicial, com seus reservas, por estar também na Série D do Brasileirão. O técnico do time é Kinho Forgiarini.
Araçatuba – Está disputando as semifinais da Série A4 do Paulistão. Se empatar no sábado, contra o União Barbarense, fora de casa, conquista o acesso a Série A3. Seu comandante é Wallace Lemos.
PUBLICIDADE
GRUPO 2
Botafogo/RP – Deverá disputar a competição com atletas reservas e atletas do sub-20, pois ao mesmo tempo disputará a Série B do Brasileirão.
Inter de Limeira – Disputará a Copa Paulista, ao mesmo tempo que irá jogar a Série D do Brasileirão. Deverá jogar a competição estadual com seus reservas. Ademir Fesan é o atual treinador da Inter.
Comercial – Rebaixado neste ano da Série A3 para Série A4, o time vai reformular todo o elenco e terá um novo treinador que não foi ainda anunciado – Gustavo Marciano foi demitido do clube após o fim da ‘Terceirona’.
Francana – O técnico Wantuil Rodrigues, que levou a Francana ao acesso da A4 para a A3 do Campeonato Paulista no ano passado, está garantido no comando da equipe. A informação foi confirmada pelo presidente da agremiação, Rafael Diniz, nesta terça-feira.
Itapirense – Após a Série A3, o clube deve manter Dudu Sales como seu treinador.
União São João - O União São João confirmou a permanência do técnico Danilo Sacramento, que seguirá no comando da equipe. A expectativa é de que em breve o clube de Araras divulgue o elenco que disputará o torneio.
PUBLICIDADE
GRUPO 3
Guarani – Disputará a Copa Paulista, provavelmente com seu elenco formado por atletas de reservas do principal, que jogará a Série C e atletas do sub-20 – que devem ser a base da equipe. O time ainda não tem treinador designado para a Copa Paulista – não deverá ser Maurício Souza, que pensará exclusivamente na ‘Terceirona’ Nacional.
XV de Piracicaba - A equipe para disputa do torneio deve se apresentar na primeira semana de maio, para o início dos trabalhos visando à estreia na Copa Paulista. O técnico Moisés Egert perdeu boa parte do elenco que disputou a Série A2 e agora está no mercado em busca de peças para a remontagem do time.
Neste momento, ficaram no clube apenas os atletas Anthony (atacante), Emmanuel (zagueiro), Fraga (volante), Luiz Gustavo (zagueiro), Luizão (zagueiro) e Serginho (meia), além dos jogadores das categorias de base.
São Bento – O São Bento na última semana perdeu seu diretor de futebol. Juliano Amorim se desligou do cargo. O lugar dele será ocupado pelo até então vice de futebol, Roni Zinkoski. O clube ainda não tem treinador definido para disputa da competição – internamente 11 nomes são avaliados para a função.
Primavera – Recentemente vice-campeão da Série A2 do Paulistão, por conta do acesso a elite do Campeonato Estadual, o clube anunciou na terça-feira, que mandará as partidas fora de Indaiatuba, devido a modernização que deverá ocorrer no Italo Limongi. Opção mais provável é o clube jogar no Moisés Lucarelli, em Campinas. Informações sobre o elenco, comissão técnica e o local dos jogos como mandante serão divulgadas em breve pelo clube. Porém a princípio, Fernando Marchiori deve continuar no cargo de treinador.
Rio Branco – O time de Americana desde segunda-feira está sem comissão técnica. O clube comunicou a saída do técnico Luiz Carlos Martins, do auxiliar-técnico Washington Luiz Benho e do também auxiliar técnico Carlos Rodrigo Corrêa.
Paulista – Está disputando as semifinais da Série A4, quando no sábado recebe o Nacional, e com um empate conquista o acesso a Série A3. Dos atuais 11 titulares do elenco, 10 tem contrato até o fim deste ano – e devem seguir para a Copa Paulista. O treinador Fausto Dias deve comandar o time no torneio do segundo semestre.
PUBLICIDADE
GRUPO 4
Santo André – Clube ainda não anunciou se mantém Gilson Kleina para a Copa Paulista como treinador. O clube atualmente tem 26 atletas registrados como profissionais, que podem defender o Ramalhão no torneio.
Taubaté – O clube anunciou na última semana a renovação do contrato do diretor executivo de futebol, Leonardo Silvério. Ele permanece no clube até o fim da Série A2 de 2026. O clube está sem treinador no momento, pois Alberto Félix deixou o clube na última semana. Para Copa Paulista, a agremiação espera aproveitar alguns jogadores que disputaram a Série A2 deste ano, com alguns outros da base – sendo que a folha de pagamento deve girar em torno de R$ 150 mil por mês.
Oeste – Agremiação não anunciou se deve manter Lelê como seu comandante. Atualmente o clube tem 23 jogadores registrados na Federação.
São José - Do grupo que disputou o Paulistão Série A2, alguns nomes já estão garantidos na Águia do Vale - o lateral Luís Gustavo e o centroavante Vinícius Tanque tiveram seus contratos renovados. Outros atletas também seguem com vínculo em vigor e permanecem no elenco são o volante Jéferson Lima e o zagueiro Paulo César; além do meia-atacante Rone e o meia João Gabriel estão na reta final da recuperação médica. A reapresentação do elenco está marcada para o dia 24 de abril, quando os jogadores se encontram no CT para os exames médicos e o início da intertemporada. Por enquanto, ainda não há definição de quem será o técnico do time na Copa Paulista.
Portuguesa Santista – Segundo o site Ge.Globo – Seção do Litoral Paulista, existe a possibilidade do futebol profissional ser gerido por uma empresa durante a disputa do torneio. Porém, o contrato entre as partes ainda não foi assinado.
São Caetano – O São Caetano, após a eliminação na Série A4 do Paulistão, não anunciou a sua comissão técnica para o torneio. O time durante as quartas de final da A4, demitiu Carlinhos Alves, do cargo de treinador. O clube tem atualmente 49 jogadores registrados como atletas profissionais no momento.