LJF: Presidente busca reeleição; oposição contesta edital - Esporte Paulista Esporte Paulista: LJF: Presidente busca reeleição; oposição contesta edital

LJF: Presidente busca reeleição; oposição contesta edital

16/07/2025 - 20:19
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

O atual presidente da Liga Jundiaiense de Futebol, Joaci Ferreira será candidato a reeleição ao cargo, em eleição marcada para o dia 22 de julho (próxima terça-feira). Porém opositores a atual direção da LJF, contestam o edital que convoca as eleições.

PUBLICIDADE

O edital com as eleições foi publicado em 4 de julho, no Diário Oficial de Jundiaí. O edital está na página 68 do documento oficial.

A eleição ocorrerá no dia 22 de julho, próxima terça-feira, às 19h30, na sede da Liga Jundiaiense de Futebol, na avenida Amadeu Ribeiro, nº 440, bairro Anhangabaú.

Segundo o edital serão eleitos os candidatos aos seguintes cargos da Diretoria Executiva: Presidente, Vice-presidente, Tesoureiro, Secretário Geral e Diretor de Esportes, bem como três membros efetivos e um membro suplente do Conselho Fiscal, todos indicados por associações, clubes ou times regularmente filiados.

Pelo edital, a comissão eleitoral será composta por dois membros da atual diretoria executiva, excetuando-se o presidente. O edital ainda define em seu artigo 11, que não poderão se candidatar aos cargos da diretoria executiva e conselho fiscal os membros que não residam em Jundiaí.

Em conversa na última semana, com o Esporte Paulista, Joaci Ferreira confirmou que será candidato nas eleições. Ele entregou a sua chapa na última semana, no feriado de 9 de julho, data limite segundo o edital.

PUBLICIDADE

Inclusive a sua chapa já tem vice definido, que será Tião Preto. “Protocolei minha chapa e vamos sim ser candidatos à reeleição, porque eu sei que está faltando coisa para o Amador”, comentou. Segundo Joaci, ele será candidato único na eleição.

Porém a oposição, contesta o edital lançado no começo do mês. Mauro Alves, do Jamaica, gostaria de participar das eleições como candidato. Porém pelo edital, não conseguiu protocolar chapa. Mas ainda assim deseja participar da eleição, e contesta pontos do edital lançado no último dia 4.

“Ele não tem nomeada uma Comissão Eleitoral para cuidar das eleições, pois é essa Comissão que tem nomear as eleições e não o presidente. Ele não divulgou no mural da Liga a convocação das Liga. E o estatuto da Liga, no artigo 59, diz que pode ser candidato pertencer a diretoria ou presidência de um clube, quem fez trabalhos voluntários para Liga nos últimos 3 anos e quem foi eleito em 2021. No edital, foi colocado que as linhas a e c são acumulativas. Quem prestou serviço voluntário para Liga e quem é presidente de time, teria que ter cumulativamente estas duas situações no mesmo candidato. Agora quem é que foi voluntário para o seu serviço para a Liga e também é presidente e diretor de time? Ninguém. Ou ser eleito em 2021, ou seja, só sobrou uma condição para se candidatar. Ninguém pôde se candidatar nas condições que ele colocou”, disse Mauro.

Joaci contesta as reclamações da oposição. “Olha o edital e o estatuto. O jurídico já vai tomar as devidas providências”, declarou.

O Esporte Paulista tem o estatuto atualizado de 2024, em versao enviada pelo repórter da Rádio Cidade, Ayrton Miguel Vaz, ainda no ano passado. Os pontos que o estatuto fala sobre a eleição estão destacados abaixo.





PUBLICIDADE

Na última semana, a conta de Instagram Bastidores do Amador, gravou imagens sobre a sede da Liga Jundiaiense. 

O presidente da entidade deu a sua versão. “A oposição não tem nada o que falar. Agora no novo mandato vamos realizar a revitalização da sede da Liga. Porque agora para frente o dinheiro que recebe vamos fazer o melhor. Já estou buscando orçamento para colocar janela. Já estou buscando orçamento para forro. Você (repórter) sabe que pegamos a liga em uma situação muito difícil. No máximo em dois anos iremos entregar uma sede para o amador. Isso e compromisso meu”, afirmou.

“A atual sede da Liga está lamentável. Ela está hoje com um desvio de finalidade utilizada como estacionamento, tem uma lanchonete, está bem deteriorada, Está lamentável”, disse Mauro, pela oposição.

Postagens relacionadas