MG é o 5º estado diferente a ter um finalista no Brasileirão feminino

31/08/2025 - 12:40

O Cruzeiro escreveu neste domingo um capítulo histórico para o futebol feminino. Apesar da derrota por 2 a 1 diante do Palmeiras, em Belo Horizonte, a equipe celeste se classificou para a grande final do Brasileirão com 4 a 3 no agregado. Com o feito, Minas Gerais se tornou o quinto estado a emplacar uma finalista na história da competição.

PUBLICIDADE

O adversário será o Corinthians, que segue soberano no cenário nacional. O Timão empatou por 2 a 2 contra o São Paulo, no Canindé, e garantiu vaga em sua nona decisão consecutiva, após vencer o clássico por 4 a 2 no placar agregado. Desde 2016, as paulistas estiveram presentes em todas as finais do torneio, conquistando 11 dos 13 títulos disputados.

A lista de estados representados em finais da elite do futebol feminino brasileiro agora conta com São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. O RJ foi campeão em 2016 com o Flamengo; o RS chegou em 2022 com o Internacional, vice-campeão; e SC esteve em duas decisões com o Kindermann, ficando com o segundo lugar em 2014 e 2020. Agora, é a vez do Cruzeiro tentar quebrar a hegemonia paulista e buscar um título inédito para Minas.

Matérias relacionadas