Morre Écio Pasca, campeão da Copa SP de 91. E teve 100% no Paulista

22/09/2025 - 21:56
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP) / com informações de Adilson Freddo e Ivan Gottardo

Faleceu nesta segunda-feira Écio Pasca, treinador e dirigente de muita história no futebol paulista. Ele foi campeão da Copa São Paulo de 1991 pela Portuguesa como treinador e teve uma passagem pelo Paulista como dirigente e treinador – na época substituindo Xisté, que era interino (que havia substituído Milton Buzzeto). No Galo ele teve 100% de aproveitamento como técnico. O treinador estava internado na capital paulista para tratar um tumor na boca.

PUBLICIDADE

Adilson Freddo, apresentador da Rádio Difusora - Jundiaí, lembra sobre a passagem de Écio Pasca no Paulista. “Ele foi diretor de futebol do clube em 1992/93, à época dirigido por Douglas Roncoleta em parceria com a empresa Magnata, de propriedade do saudoso Marinho Sachi, então chefe de gabinete do presidente da Federação Paulista, Eduardo José Farah. Deixaram o clube com a chegada da empresa Lousano, de Pascoal Graciotto”, lembrou.

Segundo dados do historiador Ivan Gottardo, Écio dirigiu o Galo em duas partidas no ano de 1993. “Eu tenho ele como técnico em dois jogos em 1993, em substituição a Xisté. Nas nossas anotações ele era gerente de futebol e assumiu o comando do time até a chegada de outro técnico. Os jogos que ele comandou o Paulista, foram duas vitórias: 4 a 0 sobre a Matonense, em Matão, em 6 de junho; e 4 a 1 no Velo Clube, em casa, no dia 13 de junho de 1993”, disse.

Os jogos eram pelas duas últimas rodadas da 1ª fase da Divisão Intermediária (atual Série A2). Os resultados levaram o Galo a próxima fase, quando o clube trouxe Ademar Alves para o comando do time.

Paschoal Roberto Benvenuto, o Écio Pasca, vestiu a camisa do Verdão por 11 anos em todas as categorias, entre 1967 e 1968 no profissional, mas foi como treinador que viveu o grande momento da carreira.

Em 1991, comandou a Portuguesa de Desportos na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde venceu os nove jogos que disputou, e revelou Dener, um dos grandes craques da história do torneio. Na Lusa, Pasca deixou também sua marca ao criar o sistema tático conhecido como "Losango Flutuante".

Também teve sucesso no Juventus, sendo vice-campeão do Brasileirão Série C de 1997.

Matérias relacionadas