Falecido nesta segunda-feira, aos 63 anos, Paulo Soares, o Amigão da Galera, foi um dos grandes locutores do rádio brasileiro. E a sua forma de apresentar eram uma das favoritas do grande ‘mestre’ da tv brasileira: Silvio Santos.
PUBLICIDADE
“Teve uma época lá atrás, na Copa de 2002, talvez. Falava-se em levar o SportsCenter pro SBT. Havia uma possibilidade de parceria pra levar Linha de Passe e SportsCenter para o SBT. Não sei direito o que rolou e não foi pra frente. Mas, que tal, Silvio? Ainda dá tempo de ter o SportsCenter à noite no SBT?", brincou Amigão, na época em que o empresário ainda estava vivo.
Embora a negociação não tenha avançado, Antero Greco (1954-2024), que também participou da entrevista, destacou a admiração de Silvio: "Ele falava: ‘Eu gosto do gordinho’. Mas só daria certo na TV aberta se pudesse fazer o que se faz na ESPN. Não só humor, mas com opinião independente. Aí sim."
Paulo Soares começou a carreira cedo, aos 15 anos, como narrador na Rádio Clube de Araras, de Araras, no interior de São Paulo, ainda no início de 1978.
Depois partiu para várias outras rádios do Brasil até chegar, em 1983, à Rádio Gazeta, na capital paulista. No rádio sempre foi narrador, passando pelas Rádios Record, Gazeta, de novo, Globo, Bandeirantes e Estadão/ESPN vieram a seguir, em um longo período até 2012.
Na TV, a estreia foi na Gazeta, em 1983, a seguir, Record, Cultura e, em 1994, TVA Esportes, que foi o embrião da ESPN no Brasil, que começou em 1995. Desta casa, não saiu mais, embora tenha tido um período no SBT entre 1998 e 2003.
Seu trabalho mais conhecido foi como apresentador do Sportscenter, da ESPN, onde formou parceria com o jornalista Antero Greco, morto em 2024.
A causa da morte do jornalista não foi informada. Ele estava internado havia cerca de cinco meses no Hospital Sírio Libanês.
Em nota publicada nesta segunda, a ESPN Brasil, onde ele trabalhava, afirmou que Paulo lutava havia anos contra vários problemas de saúde, entre eles um na coluna. O jornalista teve falência múltipla dos órgãos, diz a nota.
Paulo Soares deixa a mãe, Anna Maria, a companheira, Marlene, os irmãos, Marcelo e Roberto, e uma legião de amigos.
A cerimônia de despedida será na tarde desta segunda-feira no Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo.