Com cota menor e mais jogos na fase final, A2 terá novo formato em 2026

29/10/2025 - 20:51
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

Com quatro datas a mais que os últimos quatro anos, o Paulistão da Série A2 de 2026 terá uma mudança importante em sua fórmula de disputa em relação aos últimos anos. Porém a competição terá uma cota menor. * A definição aconteceu após reunião presencial do Conselho Técnico na tarde desta quarta-feira no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol.  A proposta aprovada pelos clubes prevê quadrangulares na segunda fase e disputa do acesso em ‘mata-mata’. 

PUBLICIDADE

Como ficou

1ª fase: Os 16 clubes participantes se enfrentam entre si, jogando em turno único. Os oito primeiros se classificam para a próxima fase. Os dois piores serão rebaixados.

2ª fase: Os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro times. O grupo B terá 1º, 3º, 6º e 8º da 1ª fase. O grupo C terá 2º, 4º, 5º e 7º da 1ª fase. Os times jogam dentro da chave em turno e returno e os dois primeiros se classificam as semifinais.

Semifinal: Será em dois jogos no cruzamento olímpico. 1º do grupo B versus 2º do grupo C, 1º do grupo C versus 2º do grupo B. Não haverá disputa por pênaltis. O time que tiver melhor campanha na soma da 1ª e 2ª fases, joga com a vantagem do empate no agregado e ainda terá o direito de mandar a partida de volta em casa. 

Final: Reúne os dois vencedores da semifinal em jogos de ida e volta. O time que tiver melhor campanha na soma da 1ª e 2ª fase, além da semifinal, joga com a vantagem do empate no agregado e ainda terá o direito de mandar a partida de volta em casa.

A proposta aprovada definiu que a competição terá início em 11 de janeiro e a decisão está prevista para 13 de maio.

Porém os clubes tiveram uma notícia ruim no encontro: a cota diminuirá 25%. O motivo seria o fim do patrocínio de um banco com a Federação Paulista de Futebol.

Os clubes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, tendo a Lista B número ilimitado de inscrições.

Participam da Série A2 do Campeonato Paulista de 2026: Água Santa e Inter de Limeira (rebaixados da elite neste ano); Ituano, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense e São Bento (remanescentes da última disputa); Sertãozinho e Monte Azul (que conquistaram o acesso na Série A3 de 2025).

Matérias relacionadas