A temporada 2026 do futebol profissional do estado de São Paulo terá seu pontapé inicial nesta semana, com a realização dos conselhos técnicos das Séries A3 e A4 do Paulistão. Da Série A3 será nesta quinta-feira, enquanto da Série A4 ocorre já nesta quarta-feira.
PUBLICIDADE
As duas reuniões serão no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol, e começam sempre às 14h30.
Nas duas séries, os formatos não devem sofrer alterações. Em ambas, deverá ser confirmado, que os 16 times devem se enfrentar em turno único na 1ª fase, com os oito melhores passando para às quartas de final e os dois piores sendo rebaixados.
Quartas de final, semifinal e final serão em melhor de duas partidas, com os times finalistas conquistando acesso para série acima para 2027.
Nos dois conselhos a única definição sobre o formato que deverá ser discutida e votada é se o empate no placar agregado do confronto na fase ‘mata-mata’ terá o seu vencedor sendo definido nos pênaltis ou a melhor campanha geral conquista a classificação sem disputa por pênaltis.
Em 2025, a Série A3, o empate no agregado levava o confronto aos pênaltis e na Série A4, a igualdade no placar do ‘mata-mata’, classificava o time de melhor campanha.
Outra definição no conselho técnico é a data de inicio e a data final das Séries A3 e A4. Existe um desejo que a fase mata-mata nas duas séries, os jogos ocorram apenas aos finais de semana, para dar tempo aos times para treinarem e também ajudar a levar o melhor público possível quando atuarem diante de sua torcida.
Na Série A3 irão participar às seguintes equipes em 2026: Bandeirante, Catanduva, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Francana, Itapirense, Portuguesa Santista, Marília, Paulista, Rio Branco, Rio Claro, Rio Preto, União Barbarense, União São João, União Suzano e XV de Jaú.
Na Série A4 estarão Araçatuba, Barretos, Colorado, Comercial, Ecus, Grêmio São-Carlense, Inter de Bebedouro, Jabaquara, Joseense, Lemense, Nacional, Penapolense, São Caetano, Taquaritinga, Vocem e Tanabi.