As finais da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana em 2025, serão de ‘reencontros’, de adversários que já se enfrentaram em finais continentais. Na Libertadores, a final será Flamengo x Palmeiras. Na Sul-Americana, o encontro será entre Lanús e Atlético-MG.
PUBLICIDADE
Na Sul-Americana, Lanús e Atlético-MG se encontram novamente em uma final, após quase 30 anos. Os dois clubes fizeram em 1997 a decisão da Copa Conmebol, espécie de Sul-Americana na época.
Na ida, na Argentina, o Atlético atropelou o Lanús, vencendo por 4 a 1, com gols de bruno, Hernani, Valdir Bigode e Serrizuela (contra). O baile atleticano gerou uma pancadaria histórica por parte dos argentinos, que “prenderam” a delegação alvinegra em um canto do estádio onde tiveram ajuda até da torcida na briga. Técnico do Galo na época, Emerson Leão foi um dos mais afetados, e teve que fazer uma cirurgia na face quando voltou ao Brasil.
No jogo da volta, bem mais tranquilo e com o Lanús quase todo alterado, empate por 1 a 1 no Mineirão e título do Galo confirmado. O, que acabou em 1999.
Ambos voltaram a se encontrar em uma nova decisão pela Recopa Sul-Americana de 2014, com o Atlético campeão da Libertadores e o Lanús campeão da Sul-Americana em 2013. De novo deu Galo, mas agora com emoção só na bola. Na ida, na Argentina, 1 a 0 para o Galo e no jogo da volta, no Mineirão, o Atlético venceu por 4 a 3 – após prorrogação, e ficou com o título.
E a final da Libertadores será o reencontro de dois grandes rivais. Palmeiras e Flamengo irão se encontrar na decisão, repetindo a final de 2021, quando o Verdão foi campeão da Libertadores, com 2 a 1, após a prorrogação.
