O formato de disputa do Paulistão A3 de 2026 está mantida em relação ao ano passado. Os detalhes da competição foram definidos nesta quinta-feira, em conselho técnico na sede da Federação Paulista de Futebol. A competição pode ter o vídeo-suporte, o desafio, na fase final.
PUBLICIDADE
Com a manutenção do modelo do campeonato, as 16 equipes se enfrentam em turno único na primeira fase, classificando as 8 melhores ao ‘mata-mata’. As quartas, semi e finais do Paulistão A3 serão decididas em jogos de ida e volta.
O início do Paulistão A3 está marcado para 24 de janeiro (sábado) e a decisão está prevista para o fim de semana de 26 de abril. Campeão e vice conquistam o acesso à Série A2 do Campeonato Paulista, enquanto as duas últimas equipes serão rebaixadas para Série A4 de 2027. Não haverá vantagem no mata-mata, ou seja, em caso de empate no placar agregado do confronto, a vaga será decidida nos pênaltis.
Em todos os jogos da competição, independente da temperatura e condição climática, terá uma parada de dois minutos em cada tempo para hidratação.
“Os clubes preocupados com a saúde dos atletas aprovaram em todos os jogos, de manhã, de tarde e de noite, uma parada de datação, dois minutos pelo tempo, dois minutos igual ao tempo”, declarou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, após o encontro.
Sobre o vídeo-suporte, novidade que ocorreu na Copa Paulista, o regulamento da edição 2026 irá constar a possibilidade de seu uso, conforme o presidente da Federação, “Vai constar do regulamento a possibilidade útil do desafio que nós trouxemos na Copa Paulista agora. E a decisão se for utilizada a partir das quartas de final e a decisão será tomada em conjunto com os clubes no conselho das quartas de final com os oito classificados”, completou.
Na Série A3 irão participar às seguintes equipes em 2026: Bandeirante, Catanduva, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Francana, Itapirense, Portuguesa Santista, Marília, Paulista, Rio Branco, Rio Claro, Rio Preto, União Barbarense, União São João, União Suzano e XV de Jaú.