Promovidos da A2 para A1 não recebem grandes em casa no Paulistão 2026

27/11/2025 - 21:57
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

A Federação Paulista de Futebol definiu a tabela básica da primeira fase do Paulistão 2026. A competição começa no fim de semana de 11 de janeiro e tem final marcada para o dia 8, na primeira quinzena de março, com oito rodadas e clássicos em seis delas. Os times que subiram da Série A2 para a Série A1 em 2026 não terão mando de campo contra os grandes na primeira fase do Paulistão. Primavera e Capivariano enfrentarão os principais clubes do estado como visitantes.

PUBLICIDADE

Na sétima rodada, o Primavera vai a São Paulo encarar o Tricolor em jogo marcado para a capital. O confronto marca o encontro do estreante na elite com um dos times de maior peso do campeonato, mas sem a presença da sua torcida como mandante.

Já o Capivariano enfrenta o Corinthians na sexta rodada, também em São Paulo. Assim como o Primavera, o clube do interior terá duelo contra um grande longe de seus domínios, seguindo o desenho da tabela básica definida para a edição de 2026.

Rodadas e datas dos clássicos do Paulistão 2026:

  • Rodada 01 – 11/jan (dom): Portuguesa x Palmeiras
  • Rodada 02 – 14/jan (qua): Palmeiras x Santos
  • Rodada 03 – 18/jan (dom): Corinthians x São Paulo
  • Rodada 04 – 21/jan (qua): Santos x Corinthians / São Paulo x Portuguesa
  • Rodada 05 – 25/jan (dom): Palmeiras x São Paulo
  • Rodada 06 – 01/fev (dom): Guarani x Ponte Preta / São Paulo x Santos
  • Rodada 07 – 08/fev (dom): Corinthians x Palmeiras


O campeonato abandona os grupos fixos e passa a ter um modelo por potes, em sistema semelhante ao da UEFA Champions League. Cada equipe fará oito jogos (quatro como mandante e quatro como visitante), enfrentando adversários do próprio pote e de outros. Os oito melhores avançam às quartas de final, em jogo único, assim como as semifinais. Os dois últimos colocados após a primeira fase serão rebaixados ao Paulistão A2 de 2027.

Entre as medidas de jogo, o torneio terá paradas obrigatórias para hidratação — dois minutos em cada tempo — e orientação para que a arbitragem reduza a cera, acelere reinícios e compense o tempo perdido, mantendo a linha adotada em 2025 com o sistema Multiball e o uso de câmera no árbitro.

Na transmissão, o modelo multiplataforma é mantido com Record TV, TNT Sports (TNT e HBO Max) e YouTube/CazéTV. Record e CazéTV mostrarão 19 partidas, incluindo final, semifinais, quartas e 14 jogos da primeira fase, com quatro clássicos. A TNT Sports exibirá todos os jogos, com 100% da competição disponível na HBO Max.

Matérias relacionadas