Árbitro Fifa apita a decisão do Amador de Jundiaí no domingo

12/12/2025 - 14:51
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP) – Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.


A decisão do Campeonato Amador de Jundiaí terá um árbitro Fifa no apito pela segunda vez em três anos. Raphael Claus será o árbitro da decisão entre Grêmio Vila Marlene e Jamaica, neste domingo, a partir das 10h, no centro esportivo Francisco Dal Santo. 

PUBLICIDADE

O árbitro que esteve no Maracanã na quinta-feira para Vasco 2x1 Fluminense, apita a decisão em Jundiaí. O nome dele era especulado há duas semanas, juntamente com Anderson Daronco, como os candidatos a apitarem a decisão.

Neste fim de semana, Claus não tem escala na CBF, já que não pode apitar Corinthians x Cruzeiro, por ter time paulista envolvido, e por ter apitado três dias antes Vasco x Fluminense.

Claus será auxiliado por duas árbitras de escudo CBF. Izabele de Oliveira será a auxiliar número 1, enquanto Juliana Vicentin Esteves será a assistente número 2. Paulo de Souza Amaral da Federação Paulista será o quarto árbitro.

A presença de Raphael Claus no comando da arbitragem é considerada um marco para o futebol amador de Jundiaí. Claus possui um currículo expressivo em competições nacionais e internacionais: já apitou jogos da Copa Libertadores, Copa América, finais de Campeonato Brasileiro e integrou o quadro de árbitros da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Pela segunda vez em três anos, o Amador de Jundiaí terá um árbitro Fifa na decisão. Em 2023, Edina Alves apitou a decisão, que garantiu o título da Ponte Preta sobre a Sampdoria.

Raphael Claus já foi eleito o melhor árbitro do Brasileirão, reconhecimento que reforça sua credibilidade e seu prestígio no cenário esportivo. Sua presença na decisão traz um nível extra de profissionalismo e atrai ainda mais atenção para o futebol amador da região.

“O Campeonato Amador de Jundiaí é reconhecido como um dos mais competitivos da região e movimenta centenas de atletas e milhares de torcedores ao longo da temporada. A presença de um árbitro do nível de Raphael Claus na final reforça a grandeza do torneio e valoriza ainda mais a dedicação das equipes que chegam à decisão”, ressaltou Joaci Ferreira, presidente da Liga Jundiaiense de Futebol.

Raphael Claus foi jogador de futebol até os 20 anos de idade. Em 2002, participou do curso de formação em arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF) sem ter experiência anterior de árbitro em jogos amadores.

Foi árbitro em várias partidas das divisões menores do futebol paulista durante oito anos. A primeira partida na principal divisão do Campeonato Paulista foi em 20 de janeiro de 2010: Oeste 2x2 Monte Azul.

Apitou nove finais de Paulistão: 2014, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024, sendo o árbitro que mais vezes apitou a decisão do Estadual mais importante do Brasil.

No Amador, no confronto de ida, realizado na última semana, o Vila Marlene conseguiu uma vitória importante por 1 a 0, em uma partida marcada pelo equilíbrio e pela forte disputa no meio-campo. O resultado dá ao time comandado por Tom, a vantagem do empate na decisão, mas não garante qualquer tranquilidade.

Matérias relacionadas