A Federação Paulista de Futebol divulgou a arbitragem para Paulista x Itapirense, na sexta-feira, às 20h, no Jayme Cintra. O árbitro será Fernando Bartz Guedes, de 36 anos. Ele apitou seis jogos na temporada, todos da Copinha.
PUBLICIDADE
Bartz esteve nos seguintes jogos da Copinha 2026:
Ibrachina 5x0 Ferroviário – 1ª fase
Brasiliense 0x1 Fluminense – 1ª fase
Botafogo 5x0 Taubaté – 1ª fase
Goiás 0x0 Mirassol – 2ª fase
Santos 4x1 Ferroviária – 3ª fase
Ceará 2x0 XV de Jaú – Oitavas
Na Copinha ele mostrou 33 amarelos (média de 5,5 por jogo), sem expulsar atletas e marcando um pênalti – em Botafogo 5x0 Taubaté. No jogo Santos 4x1 Ferroviária, foi a partida que mais mostrou cartões: 10, todos amarelos.
Dos seis jogos que esteve na Copinha, quatro deles foram transmitidos em tv aberta ou na CazéTV, mostrando que o árbitro está prestigiado.
O árbitro não pensa em dedurar os torcedores em súmula. No documento de Botafogo 5x0 Taubaté ele relatou na súmula da partida a ocorrência de gritos homofóbicos vindos da torcida do Taubaté.
Ainda de acordo com o árbitro, a Polícia Militar identificou rapidamente um torcedor envolvido na ocorrência, e o sistema de som do estádio alertou que a torcida não poderia se manifestar com gritos homofóbicos e xenofóbicos.
Segundo o registro, a situação ocorreu aos 20 minutos do segundo tempo, no momento em que a partida estava paralisada para uma substituição. Os gritos teriam sido direcionados ao banco de reservas da equipe carioca. Na segunda-feira, Bartz viu de perto o golaço de Paulinho, em chute do meio-campo em São Paulo 3x1 Botafogo – porém ele foi quarto árbitro.
Último jogo do Paulista
Fernando Bartz Guedes apitou pela última vez
um jogo do Paulista em 2024. E é um jogo que ficou marcado para o torcedor jundiaiense.
A partida Paulista 1x1 Ecus, o resultado tem participação direta do árbitro, que coibiu a cera do goleiro Marcão, do Ecus.
No segundo tempo, o árbitro deu 13 minutos de acréscimos. E neste período de 13 minutos a mais de jogo, ele marcou um pênalti a favor do Paulista, que Vinicius Caveira converteu aos 52min, com frango do goleiro Marcão.
No jogo, foram mostrados 15 cartões amarelos, sendo 5 para o Galo e 10 para o time de Suzano.
Último jogo da Itapirense
Ano passado, apitou um jogo da Itapirense na A3: derrota em casa para o Lemense por 1 a 0. No jogo, ele mostrou seis amarelos para o Itapirense e três para o Lemense; e mostrou um vermelho para Paulo Vitor, da Itapirense, por duas faltas que deveria receber cartões.
ESCALA PARA PAULISTA x ITAPIRENSE
Árbitro: Fernando Bartz Guedes
Assistente 1 (lado dos bancos): Ademilson Lopes da Silva Filho
Assistente 2 (lado das torcidas organizadas): Raphael Martinasso Lima
4º Árbitro: Rodrigo Santos

