Zagueiro, de dois títulos na carreira, reforça o Paulista e pode estrear 6ª

21/01/2026 - 12:08
Por Thiago Batista – Jundiaí (SP)

O zagueiro Samuel foi anunciado nesta quarta-feira como novo reforço do Paulista. O defensor já está regularizado no BID da CBF – com apelido de Samuel Caveira. O jogador tem dois títulos na carreira.

PUBLICIDADE

Samuel construiu sua carreira atuando por clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Bragantino, Santo André, Capivariano, Ituano, Criciúma, Paraná e Botafogo-PB. E o defensor tem duas taças na carreira, sendo uma como capitão, o que mostra forte liderança.

O defensor de 33 anos, foi campeão paranaense da 2ª divisão pelo Azuriz na temporada de 2020. Na época, aos 28 anos, ele era o capitão do time, marcando dois gols ao longo da campanha.

Em 2019 – mesmo ano que o Galo faturou a 4ª divisão do Paulistão, o zagueiro foi vice da 2ª divisão paranaense pelo União Beltrão. Na campanha de 2019, ele marcou dois gols.

Porém cinco anos antes, ele foi campeão sergipano pelo Confiança, jogando como titular os dois jogos da final contra o Socorrense.

Em 2024, ele esteve no União São João, comandado por Raphael Pereira, que foi semifinalista da Copa Paulista. No União, ele era titular com Raphael, fato que pode se repetir no Paulista, para estreia.

Para o jogo contra o Itapirense, Samuel disputa posição com Reis, Zé Mendes e Pavani para serem os dois zagueiros titulares – com a regularização do defensor, a tendência é Samuel e Pavani começarem jogando.

O que pesa contra o jogador é que ele não joga uma partida oficial há quase um ano. Seu último jogo oficial foi em 28 de janeiro do ano passado, pelo Cametá, em uma vitória contra o Santa Rosa por 2 a 1, quando atuou os 90 minutos.

Porém uma das qualidades do atleta é a disciplina. Mesmo jogando na defesa, o atleta não recebe um cartão há bastante tempo – são 21 jogos consecutivos se saber o que é um cartão: o último amarelo que recebeu foi na Série A2 de 2023, na derrota do Lemense para a Ponte Preta por 2 a 0, em 25 de fevereiro. 

O último cartão vermelho recebido pelo jogador foi também em 2023 – pelo Foz de Iguaçu, em 31 de janeiro, na derrota por 5 a 2 para o San Joseense.

Em algumas ocasiões, Samuel também pode atuar como volante, mais na marcação, até para aproveitar a sua altura, de 1m88.

Samuel assinou contrato de apenas quatro meses com o Paulista – seu vínculo termina em 30 de abril.

Anunciado na terça-feira, Gabriel Fonseca assinou contrato também apenas para a Série A3: até 30 de abril.

Matérias relacionadas